Vencedores do Prêmio InovaCidade 2020

Relação dos Vencedores do Prêmio InovaCidade 2020


Projeto vencedor 1:
Organização: Blend Tecnology
Cidade: São Jose Dos Campos - Estado: SP

Título do Trabalho: Weupsh Aplicativo Turístico

WEUPSH, é um aplicativo móvel inteligente de natureza global, onde os atrativos turísticos de diferentes cidades podem ser carregados em uma única base de dados, com o intuito de mostrar sobre sua importância histórica, cultural e arquitetônica, com imagens, histórias e informações de hotéis, restaurantes, passeios e eventos que vão acontecer e disponíveis na cidade.
 
A ferramenta permite a administração Independente e personalizada do aplicativo por município, seja 
pequena, média ou grande cidade, como também estados e países, oferecendo sempre uma solução inteligente e econômica, contribuímos de forma positiva para oferecer a melhor tecnologia para o turismo.

O projeto trás a seguintes características inovadoras: 
• Sistema único de criação de roteiros, que facilita a navegação pelos pontos adicionados
• Leitor de texto em três idiomas.
• Unificação das prefeituras turisticamente, mas administradas independentemente
• Sistema que trabalha 100% com geolocalização 
• Usuários em comum com prefeituras conveniadas
• Leitor de texto em três idiomas

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 
• Facilita acesso à informação a sociedade
• Oferece informação com responsabilidade
• Promove o turismo no município
• Atrai novos investimentos
• Melhora o serviço público


Projeto vencedor 2:
Organização: CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Cidade: São Paulo - Estado: SP

Título do Trabalho: Melhorias da L12 - Safira

Formação de Grupo de Trabalho para a realização de estudo em toda a L12 - Safira, analisando trecho a trecho, planejando ações de melhoria a serem implantadas, integrando as áreas de Via Permanente, Sinalização, Operação e Rede Aérea, com baixo custo envolvido e utilizando de recursos internos, buscando soluções para os problemas que afetavam o desempenho operacional.

O resultado foi a redução do tempo de viagem de Brás a Calmon Viana de 63 minutos para 53 minutos em ambos os sentidos, esses 10 minutos melhoram muito o conforto e a impressão dos passageiros quando na viagem pela linha. Além disso, as melhorias realizadas permitiram a diminuição dos intervalos programados de 6 minutos para 5 minutos e 30 segundos, e consequentemente diminuindo o tempo de espera dos passageiros na plataforma. 

O grupo ainda não finalizou as melhorias implantadas e está em andamento as tratativas necessárias para a operacionalização da Plataforma 3 de Calmon Viana, possibilitando o embarque dos passageiros nas duas plataformas existentes.

O Grupo formado é composto de profissionais de diversas áreas da companhia, se integrando e trocando ideias e gerando resultados concretos, quebrando paradigmas, identificando oportunidades de melhorias com a implementação de planos e projetos a serem efetivados.
  
O projeto reduziu o tempo de percurso de Brás a Calmon Viana de 63 minutos para 53 minutos e de Calmon Viana a Brás de 63 minutos para 53 minutos. O menor tempo de viagem melhora a performance da circulação dos trens e a imagem da Companhia que atende São Paulo, Grande São Paulo e Cidades adjacentes.


Projeto vencedor 3:
Organização: Exati Tecnologia
Cidade: Curitiba - Estado: PR

Título do Trabalho: Salto - SP - Inovação em várias verticais

A Cidade de Salto possui um contrato muito interessante envolvendo diversas verticais de infraestrutura em uma PPP (Parceria Público Privada) com o Grupo Corpus (um dos grupos mais importantes de infraestrutura do Brasil).
 
A PPP abrange os serviços de Limpeza Urbana, Coleta de Resíduos, Arborização Urbana, Ecopontos, coleta seletiva, etc. Esta diversidade trazia diversos desafios de gestão, gerando uma grande necessidade de informatização.
 
A Exati atuou junto com a Corpus modernizando cada etapa dos processos de gestão, com os seguintes ganhos para a Prefeitura:
• Otimização dos processos de Vistoria / Poda / Corte 
• Coleta nos trabalhos de arborização urbana através de ordens de serviço inteligentes
• Participação da população
• Otimização operacional
• Melhoria e redução de custos nas atividades fiscalizatórias
• Melhor percepção do serviço realizado
• Melhoria nos prazos de atendimento

O projeto teve como características inovadoras o uso de Inteligência Artificial para otimização dos processos de coleta e destinação de resíduos e o cadastramento e identificação das árvores da cidade através de QR-CODE de forma a que a população possa obter dados sobre cada árvore cadastrada. 

Além disso, obteve uma forte otimização dos processos de geração de evidências dos trabalhos realizados através de aplicativos.


Projeto vencedor 4:
Organização: Geo Pixel Geotecnologias
Cidade: São José dos Campos - Estado: SP

Título do Trabalho: O impacto da inovação inteligente na gestão e habitação municipal

O trabalho teve por objetivo a utilização de tecnologias inteligentes e inovadoras para promover a integração de dados do município, oriundos de diversas secretarias. Os resultados alcançados proporcionaram informações de apoio para subsidiar ações de políticas públicas, com destaque para as ações da regularização habitacional, as quais impactaram positivamente a vida de centenas de famílias do município. 

Como características inovadoras do trabalho podemos destacar a coleta de dados em campo com coletores inteligentes integrados em tempo real com os dados da prefeitura; a automatização de certidões e memoriais descritivos de forma online que antes eram manuais e analógicas; o 
uso de drones de alta tecnologia para aquisição de imagens aéreas do município; e o licenciamento de sistema de geointeligência em ambiente 100% online e totalmente integrado aos sistemas legados do município.
 
O Impacto na melhoria de vida de centenas de famílias foi evidente, criando uma visão unificada de dados dos munícipes e seus respectivos imóveis. Além disso, houve uma redução drástica do tempo médio para geração de memoriais descritivos (antes demorava 1 semana e com a solução passou a levar 15 minutos). A melhoria de processos internos com uso da plataforma geointeligente de forma totalmente integrada gerou aumento de arrecadação sem o aumento de alíquotas e impostos.


Projeto vencedor 5:
Organização: HUBSE
Cidade: São José dos Campos - Estado: São Paulo

Título do Trabalho: Cidades Saudáveis

Antes de decidir pelo remédio, o gestor precisa ser capaz de identificar os males que afligem a cidade. O Programa Cidades Saudáveis começa pelo diagnóstico das carências e desafios que impedem o trabalho de conhecimento e compreensão dos problemas da cidade, busca a coleta, integração, organização e criação de indicadores estratégicos para que os municípios possam tomar melhores decisões em relação a qualidade de vida e saúde dos seus moradores.

Diante de uma pandemia singular é preciso desenvolver uma maior inteligência de informações para que as decisões possam ser tomadas de maneiras mais estratégicas, trazendo melhores resultados práticos. Assim, é realizada a integração de dados por diferentes fontes, desde o indivíduo, passando pelos dados das unidades hospitalares até os dados municipais oficiais. Essa coleta e integração possibilita a criação de painéis de indicadores estratégicos e modelos preditivos que estão ajudando vários consórcios de municípios a agirem com maior precisão e velocidade nas decisões referentes ao tema COVID-19.
 
Este projeto até o momento da inscrição já está em vigor em mais de 100 municípios do Brasil e vem ajudando vários consórcios e departamentos regionais de saúde. O mais importante é que todo o projeto deixará um legado para os municípios continuarem o monitoramento dos dados da saúde para os outros problemas como: Dengue, doenças transmissíveis, Diabetes e AVC. 

O projeto trás as melhores práticas de Big Data, BI, Criptografia de dados e Geoanalytics. Além de fazer um importante processo de transformação digital para o acompanhamento dos indicadores de saúde pública dos municípios. Processos que antes eram analógicos, agora passam a ser digitais. Dados que não saiam de uma planilha do Excel agora são painéis dinâmicos online com controle de usuários.

Desta forma, o projeto já salvou vidas, gerou economia financeira e trouxe capital político para os municípios que o adotaram. Pois foi possível prever a real necessidade da capacidade hospitalar, e assim decidir sobre a criação ou não de um hospital de campanha. Foi possível determinar a flexibilização e/ou restrição por cidade ou bairros, trazendo uma maior confiança para a tomada de decisão, além de projetar o cenário futuro em relação a pandemia que ainda está em curso.


Projeto vencedor 6:
Organização: Lemobs
Cidade: Rio de Janeiro - Estado: RJ

Título do Trabalho: Minha Saúde: Assistente de cuidados da Covid-19 com triagem inteligente

Assistente de cuidados da Covid-19 com triagem, monitoramento remoto, tele atendimento e serviços que aproximam cidadão e Secretaria de Saúde, permitindo a integração de dados, documentos e laudos.
Resumo (Máximo de 2.000 caracteres): Com apenas 5 meses de lançamento e presente em 650 municípios, o Minha Saúde foi lançado durante a pandemia, de forma gratuita, para ajudar municípios a encontrarem e monitorarem cidadãos que, sem sair de casa, utilizam o aplicativo para triagem de sintomas (através da Auto Avaliação Coronavírus) e para integração de diversos dados de saúde.

Dentre os principais objetivos, estão a promoção de uma cultura de autocuidado e o subsídio à gestão pública e privada de dados estruturados que potencializem melhores diagnósticos e integrações entre sistemas de saúde, ampliando o desenvolvimento de políticas adequadas à realidade da população local.

Através de escores de risco anonimizados, a ferramenta consegue identificar, por exemplo, a necessidade de busca por atendimento em unidades de saúde georreferenciadas e ainda disponibiliza notícias, informações locais atualizadas, serviços (como agendamento online de testes) e canais de comunicação diretos (telefone e WhatsApp) com o governo, aproximando o cidadão da autoridade de saúde local. Na outra ponta, a área de gestão municipal (ou empresa) recebe acesso aos dados (extrações e APIs) e painéis (BI/Analytics) para análise, monitoramento e priorização de atendimentos, testes e vacinas.

O Minha Saúde pode ser usado de forma anônima ou identificada e permite registrar dados pessoais, sintomas, doenças pré-existentes, sinais de alarme, alergias, sinais vitais, fotos, testes e laudos, carteira de vacinação, CNS, plano de saúde, tipo sanguíneo, profissão, empresa onde trabalha, entre outros. Desse modo, funciona não apenas como uma ferramenta capaz de realizar triagem e monitoramento de casos suspeitos e confirmados da Covid-19, mas também como uma espécie de prontuário do cidadão que gera facilidades em sua rotina de saúde e em consultas médicas, auxiliando também profissionais de saúde e gestores no desenvolvimento de políticas diversas de acompanhamento a condições e comorbidades que não se restringem à pandemia.

O diferencial do App é a forma de estruturação e interoperabilidade de seus dados, ou seja, a sua capacidade de fácil instalação, uso e integração com outros sistemas municipais. Inova ao usar métodos de registros clínicos, como OpenEHR, HL7 FHIR, SNOMED, LOINC, SOAP, CID, CIAP, etc. Diferente de outras iniciativas, o Minha Saúde possui funcionalidades e serviços que aproximam o cidadão à sua realidade local e oferece uma experiência para além da Covid-19, se apresentando como uma solução mais completa em termos de diversidade de dados e longevidade de utilização, tanto no setor público quanto no privado. A ferramenta possui potencial de uso em diversos cenários após a pandemia, como o acompanhamento de idosos, gestantes, doentes crônicos ou, em um contexto mais geral, na implementação de políticas institucionais internas de monitoramento da saúde de funcionários de empresas, servidores públicos, comércio, e assim por diante. Além do agendamento de consultas e testes de Covid-19, o App já está pronto para contribuir com a priorização na aplicação de vacinas, doações de sangue, entre outras necessidades adaptáveis.

Com 5 meses de uso, a solução acumula mais de 50 mil usuários, está em todos os estados, em +650 cidades (mais de 10% dos municípios brasileiros), atendendo, inclusive, brasileiros no exterior.


Projeto vencedor 7:
Organização: Kido Dynamics
Cidade: São Paulo - Estado: SP

Título do Trabalho: Tecnologia de big data voltada à mobilidade urbana em apoio aos estudos de reestruturação do sistema de transporte público de Maceió/AL

O serviço de transporte público é responsável pela maioria dos deslocamentos realizados nas cidades brasileiras, sendo geralmente operado por empresas privadas. De tempos em tempos, é necessário reestruturar esse sistema de transporte, visando otimizar a relação de oferta e demanda e, assim, garantir um melhor atendimento aos cidadãos.
 
Para atender a esse tipo de análise, geralmente são empregados dados dos operadores de transporte, como informações sobre itinerários das linhas de ônibus e o número de passageiros transportados. Essas informações são relevantes, mas acabam gerando um certo viés por analisar apenas os cidadãos que utilizam o transporte público como meio de locomoção. A adição do conhecimento de mobilidade de toda a população, com base em dados oriundos das redes de telefonia móvel, processados através dos algoritmos da Kido Dynamics, permite um nível de análise muito mais profundo e, portanto, um processo de tomada de decisão mais preciso para todas as partes envolvidas.
 
As empresas que operam o transporte público em Maceió/AL – os clientes finais deste projeto – obtiveram, por meio de estudo realizado por uma consultoria especializada em engenharia de transportes e com base nos dados da Kido Dynamics, múltiplos insights altamente relevantes, como: atração de mais usuários para o transporte público, potenciais novos itinerários e linhas de ônibus, otimização da frequência operacional e novas estratégias para alimentação da rede estruturante de transporte da cidade.

O projeto tem como características inovadoras a utilização de tecnologia que aplica ferramentas avançadas de big data e machine learning, aliadas à poderosa e emergente ciência da Física Social para revelar insights de alto valor sobre a mobilidade das pessoas, permitindo o diagnóstico correto dos problemas de mobilidade da cidade de Maceió/AL e tornando o processo de tomada de decisão muito mais rápido e assertivo.

Os dados fornecidos pela Kido Dynamics, referentes a um período de uma semana típica do ano de 2018, resultaram em mais de 7 milhões de trajetórias analisadas. A consultoria especializada em engenharia de tráfego que elaborou o estudo de reestruturação do sistema de transporte público de Maceió/AL foi capaz de ajustar a relação entre oferta e demanda do transporte coletivo, conhecendo a movimentação não só dos já usuários do sistema de transporte público como também daqueles que não utilizavam o sistema, podendo assim atrair um maior número de usuários circulando no transporte coletivo municipal, o que ajuda a viabilizar e melhorar ainda mais a qualidade deste tipo de transporte urbano.


Projeto vencedor 8:
Organização: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE
Cidade: Jaboatão dos Guararapes - Estado: PE

Título do Trabalho: Juntos – Avalição de Resultados em Áreas Estratégicas do Município do Jaboatão dos Guararapes

É sabido que nos municípios brasileiros há lacunas no registro e análise de dados e poucas políticas de avaliação. As decisões frequentemente são tomadas por acomodação política, resultando na oferta de serviços precários e no baixo desenvolvimento social. Para mudar essa realidade e alcançar avanços significativos na qualidade dos serviços essenciais, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes implantou o programa “Juntos”, cujo objetivo é fortalecer a tomada de decisão baseada na análise de indicadores e promover a melhoria dos serviços públicos ofertados, priorizando a população mais vulnerável.

Promove a implantação de ações corretivas para garantir equidade e provoca assertividade, via análise de evidências, estimulando a integração entre as áreas e a definição de foco aos mais vulneráveis. Trabalha de forma inovadora com a geração de painéis de indicadores via Business Intelligence (BI) que permite realizar várias análises, em diferentes dimensões, com mapas georeferenciados, tabelas e gráficos, levando aos servidores informações objetivas, confiáveis e em tempo hábil para a tomada de decisão. Implantou a rotina de apresentações de resultados, construção de planos de ação, monitoramento, trocas de experiências exitosas e integração entre as equipes da ponta e a gestão, elevando a qualidade dos serviços prestados.

O Programa Juntos é inovador porque direciona o foco aos mais vulneráveis, promovendo melhoria qualitativa nos serviços prestados. Ao gerar painéis de indicadores e sistematizar reuniões de avaliação de resultados se promoveu o direcionamento do trabalho alcançando desempenho superior dos servidores e melhores serviços para quem mais precisa. Entende-se que esses cidadãos são os mais vulneráveis, pois os indicadores avaliados apontam um desempenho inferior nos serviços oferecidos para esse recorte da população. Para cada área de atuação é feita a mesma dinâmica, qual seja, se aponta as evidências (indicadores de resultado) e se promove a análise dos indicadores de desempenho ao longo do ano, via painéis objetivos e dinâmicos com diferentes análises, para se alcançar melhoria nos serviços. Desperta no servidor público uma visão holística, estimulando a busca de alternativas diante das dificuldades. Os resultados são compartilhados e o núcleo de gestão das secretarias parceiras atuam na viabilização das ações propostas, garantindo efetivação e melhores serviços aos mais vulneráveis. O sucesso na efetivação das políticas públicas, hoje, se dá a partir do momento em que as mesmas são planejadas, implementas e acompanhadas mediante a interação e integração, gerando aprendizagem institucional e valor ao serviço público.


Projeto vencedor 9:
Organização: Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo
Cidade: São Paulo - Estado: São Paulo

Título do Trabalho: "Tô Legal"

A venda de produtos e a prestação de serviços podem ser realizados nas vias e logradouros públicos da cidade, desde que legais e previamente autorizados. A administração municipal poderá autorizar o uso da via, da calçada ou passeio, de praças e canteiros, dependendo do tipo de atividade. Basta solicitar um documento público de controle a Portaria de Autorização ou o Termo de Permissão de Uso, conforme o caso. Na ausência desses documentos, o comerciante ou prestador de serviços estará sujeito a sanções como multa, além da apreensão da mercadoria ou do veículo utilizado.

Para facilitar a vida do cidadão a Prefeitura de SP implementou o "Tô Legal!", um sistema eletrônico para o requerimento e expedição desses documentos, bem como para o pagamento de preços públicos correspondentes. Possibilita a utilização democrática do espaço público para comercialização de produtos e prestação de serviços de maneira legalizada em um processo eletrônico, rápido e sem burocracia. A guia de pagamento é gerada e após o pagamento e sua compensação bancária, o solicitante estará liberado para trabalhar no período concedido pela autorização. Com essa solução, pretende-se diminuir o trabalho irregular nas áreas públicas e oferecer oportunidade ao trabalhador desempregado de possuir uma atividade temporária permitida num contexto organizado na cidade de São Paulo. Simplificação e agilidade nos procedimentos das solicitações e emissão de permissão, via internet, para comércio e prestação de serviços nas vias e logradouros públicos; Disponibilização de ferramentas para usuário interno da Prefeitura, visando maior controle das solicitações e documentos emitidos; Disponibilização, para consulta na internet , à todos os cidadãos de mapa com dados georeferenciados de todas as autorizações/permissões emitidas na cidade dando total transparência a essas atividades. Disponibilização de um site simples, autoexplicativo, manual para o usuário, seção de perguntas frequentes e canal de comunicação.

Para isso foi criada uma Portaria de Autorização, permissão temporária para uso do espaço público em até 90 dias, para determinada atividade e equipamento, através de um processo rápido, sem burocracia e democrático; Disponibilização da solicitação de permissões temporárias e termos de permissão para uso do espaço público, através de solução informatizada.
 
Os resultados e impactos da proposta vieram através da facilidade e agilidade nas solicitações de autorização ou permissão para o uso do espaço público de acordo com os parâmetros legais, ajudando os interessados que precisam trabalhar; redução no tempo médio entre a solicitação e efetiva emissão do documento, de 12 meses para 5 dias; maior controle, por parte do usuário interno, dos procedimentos, dos dados e dos pagamentos pelo uso de espaço público; total transparência com a disponibilização das permissões/autorizações na internet , em mapa georeferenciado; os objetivos estão sendo alcançados conforme mostramos com os números abaixo, apurados entre jul/2019 e set/2020:
• Nº de visitas ao site: 291.707;
• Nº de páginas visitadas: 18.252.845;
• Nº de solicitações criadas: 18.717;
• Nº de autorizações emitidas: 13.180.
Share by: