Vencedores do Prêmio InovaCidade 2022

Relação dos Vencedores do Prêmio InovaCidade 2022


Projeto vencedor 1:

Organização: Lemobs
Cidade: Niterói - Estado: RJ


Título do Trabalho: Alimentação Escolar Inteligente


A solução consiste em software e aplicativo integrados que permitem a gestão da alimentação escolar de acordo com as diretrizes do PNAE, incluindo a gestão de cardápios, per capita nutricional, gerenciamento de estoques e custos, controle e aprovação de pedidos solicitados/recebidos, testes de aceitabilidade e qualidade dos alimentos, além de ferramentas para acompanhamento nutricional dos alunos, que permitem registrar dados de saúde, alergias, intolerâncias e outras condições auxiliares ao planejamento e execução da oferta alimentar nas escolas. O software automatiza as várias etapas do processo respeitando o marco legal do Programa Nacional Alimentação Escolar - PNAE, que possui mais de 80 normativos desde tabelas nutricionais, até a prestação de contas.


A solução foi selecionada para ser apresentada na COP 26, devido às suas características inovadoras e de impacto, que estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:


Hoje, a solução já está presente em mais de 60 escolas, impactando mais de 30 mil alunos, o que resulta em uma diminuição de 20% de erro nas solicitações, evitando o desperdício dos alimentos e redução no tempo para gerar o Mapa da Merenda, de 4 horas para apenas 5 minutos.


Outro impacto direto é na agricultura familiar, pois o PNAE exige que 30% dos recursos destinados à alimentação escolar pelo Governo Federal sejam reservados para a agricultura familiar. O sistema consegue identificar a oferta dos agricultores e as necessidades de cada escola, gerando os pedidos automaticamente a partir das definições do cardápio e do controle de estoque. Automatiza a distribuição dos pedidos de verduras, frutas, legumes e ovos, entre outros produtos da agricultura familiar, simplificando o trabalho das diretoras. Assim, aumenta-se o apoio da Secretaria de Educação aos agricultores, facilitando a compra direta de mais volumes e variedades de seus produtos.



Projeto vencedor 2 :

Organização: Prefeitura de Assaí

Cidade: Assaí - Estado: PR

 

Título do Trabalho: Ecossistema Regional de Inovação SUNTECH


O município de Assaí/PR conta com uma instituição publica de ensino técnico profissionalizante que atende toda a demanda por ensino técnico da região, com alunos das cidades de Assaí, São Sebastiao da Amoreira, Santa Cecilia do Pavão, Nova Santa Barbara, São Jeronimo da Serra, Santo Antônio do Paraiso, Jataizinho e Nova America da Colina. 


A partir deste modelo de ensino técnico regional, Assaí buscou constituir um sistema de governança pública, abarcado em ciência, tecnologia e inovação, reposicionando os eixos da gestão de “GOVERNAR PARA O CIDADÃO” para “GOVERNAR COM O CIDADÃO”. Deste novo propósito, nasceu o Ecossistema Regional de Inovação SUNTECH, abraçando os modelos de inovação aberta e fechada. 


Na modalidade fechada, o Município instituiu uma literatura própria de Governo como Plataforma, designada de GOVSUN, abarcada em dados e ciências analíticas, constituindo cenários com ênfase em evidências, integrando politicas públicas e implementando novas tecnologias, como: Big Data, Cloud Computing, IA, e IoT. Como destaque da Plataforma, podemos citar os projetos de Praças Inteligentes e o apoio aos empresários PME através da implementação do marketplace público Shopping Digital de Assaí. 


Já́ na modalidade aberta, o ecossistema de inovação imerge em soluções de agrotechs e govtechs, contemplando ambientes de aprendizagem, cocriação, prototipagem e incubação, acelerando novos empreendedores locais, com foco no desenvolvimento institucional e na construção de novas vocações para auxiliar o processo de empregabilidade local. O processo de construção de Produtos Mínimos Viáveis (MVP) e transformação digital, associado às ferramentas disponíveis na Plataforma GOVSUN, moldam a cidade como uma CITY LAB, regulada por Sandbox, reunindo diversas experimentações. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

O ecossistema regional de inovação SUNTECH vem atingindo os seus objetivos iniciais, capacitando os munícipes para a jornada de inovação, bem como, produzindo as primeiras experimentações, já utilizando a Plataforma GOVSUN. 


Um outro impacto significativo deste ecossistema foi o salto no desenvolvimento educacional, ultrapassando a meta e atingindo a nota de 5.2 no Índice IDEB.



Projeto vencedor 3 :

Organização: Prefeitura de Barueri - CIT - Centro de Inovação e Tecnologia

Cidade: Barueri - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Inovação Barueri

Iniciativa que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas cientificas, tecnológicas e de inovação, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial/acadêmica para o desenvolvimento de soluções que propiciem benefícios socioeconômicos para a sociedade; melhorar qualidade de vida; alavancar a economia, fomentar o uso de tecnologias de alto custo e de difícil acesso e incentivar empreendedorismo e o desenvolvimento diversificado de soluções para os problemas da cidade.

 

Destinado a pesquisas tecnológicas que atendam às necessidades do município, das instituições de ensino, indústrias da região e munícipes, sua estrutura abarca SmartLab, com o objetivo de prover à população e aos empresários, equipamentos de alto custo para fomentar novos produtos e serviços.


Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Inovação Barueri traz à população a possibilidade de aprender, projetar e produzir em espaços e com tecnologia avançada, diversos tipos de iniciativas que promovam a cultura da inovação, permitindo que todos trabalhem esse segmento, e o tornem uma prática cotidiana.r

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Importante ressaltar que algumas parcerias têm o objetivo de gerar empregabilidade na cidade, onde os participantes que obtiverem os melhores resultados nos cursos são contratados por empresas parceiras. Também, a implantação e expansão de parcerias com instituições de ensino para disponibilizar cursos avançados de capacitação. Além disso, o incentivo ao empreendedorismo na cidade, através do programa de Pré-Incubação de ideias, o qual se tornou possível através do estabelecimento de parcerias.

 

Um levantamento de dezembro de 2021, contabilizou +70 projetos do Inovação, incluindo: +18 empregos gerados através dos cursos com empresas parceiras; 3 projetos de realidade aumentada; +40 mentorias realizadas com estagiários; +250 inscritos nos cursos avançados com ênfase em tecnologia; 2 apps Android; e +7 projetos com a Impressora 3D.



Projeto vencedor 4 :

Organização: Prefeitura de Barueri - CIT - Centro de Inovação e Tecnologia

Cidade: Barueri - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Barueri Cidade Inteligente e Sustentável

 

O projeto se baseia na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, ela é atrativa para os cidadãos, empreendedores e trabalhadores e gera um espaço mais seguro, com melhores serviços e com um ambiente de inovação que estimula soluções criativas, gerando empregos e reduzindo as desigualdades.

 

Assim, o projeto congrega mais de 20 iniciativas diversas de TIC, baseadas nas definições acima, para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais e aumentar a eficácia e eficiência da administração municipal.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Além da redução na desigualdade social, melhorias na educação e na infraestrutura da cidade de Barueri, os Impactos e resultados do projeto se mostram no êxito de todas as suas inciativas, dentre as quais se destacam:

  • Câmeras Ao Vivo: no período de 20/06/2018 a 24/08/2020, mais de 150 mil usuários acessaram as câmeras ao vivo, foram mais de 800 mil visualizações;
  • Wi-FI Grátis: antes de 2018 não havia Wi-Fi grátis na cidade e este projeto inovou, como mostra diversos depoimentos da população atestando a qualidade do serviço;
  • Saúde - BI Online: antes da informatização da saúde, não era possível saber quanto tempo o cidadão esperava em cada um dos processos de atendimento, o que impossibilitava a criação de estratégias de melhoria no serviço;
  • Semáforos Inteligentes: nas vias onde estão instalados os semáforos inteligentes, foi verificado uma melhoria de 30% no fluxo do trânsito;
  • APP Barueri: antes do APP Barueri, o contato da população com a prefeitura era presencial e burocrático, sem a garantia de uma resposta ao cidadão. A partir do APP Barueri uma revolução ocorreu, pois o cidadão passou a ter respostas de forma rápida, eficiente e online;
  • Barueri Sem Papel: projeto que eliminou o uso de papel, tanto entre os órgãos municipais quanto na relação da administração pública com os cidadãos.



Projeto vencedor 5 :

Organização: Prefeitura de Campos do Jordão

Cidade: Campos do Jordão - Estado: São Paulo

 

Título do Trabalho: Place Branding Campos do Jordão - Cidade mais alta do Brasil

 

Nos seus conceitos mais elementares, o trabalho de branding para um lugar físico não é diferente de uma empresa. Trata-se de uma briga pelo consumidor, onde uma marca deseja ganhar mercado sobre outra. Seja na incorporação de novos consumidores no segmento, seja ganhando consumidores de seus adversários.

 

O que muda no Place Branding é que, não sendo de uma marca de propriedade de uma empresa, mas de um ente público, portanto da população, exige uma busca de conceitos e propósitos mais amplos, buscando-se achar propostas aceitas por diferentes grupos de cidadãos. Não se resume ao consumidor, no caso turistas. Deve levar em conta a população, os órgãos representativos da sociedade e os stakeholders diretamente envolvidos no tema.

 

O objetivo dessa atividade é permitir que Campos do Jordão tenha controle sobre o que se fala e pensa sobre ela mesma, dar mais coerência e lógica na comunicação com os cidadãos, tornar o destino turístico mais atrativo que a soma de suas ofertas, criar atmosfera para recepcionar residentes de interesse, destacar com eficiência os diferenciais do município e, por fim, alinhar todos os stakeholders em uma só mensagem, ganhando eficácia na comunicação.

 

Este é um projeto que busca reposicionar a marca Campos do Jordão baseado no seu DNA o qual foi identificado através de um pesquisa ampla com os diversos, stakeholders da Cidade. Este é um trabalho inovador no Brasil e poucas cidades no Brasil o fizeram de forma tão profunda como aqui . O Place Branding vai muito além de uma proposta de marca pois tem por objetivo impactar de forma positiva toda a cadeia produtiva de uma cidade com foco no cidadão, uma vez é a este munícipe a quem pertence verdadeiramente o turismo. O Projeto foi finalizado em nov/2021 e atualmente encontra-se em fase de execução. Por ser um processo, deverá ser desenvolvido ao longo dos próximos 10 anos, objetivando o reposicionamento da Marca do Destino.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

O Place Branding, além de proporcionar mais arrecadação e aumentar o PIB da cidade, tem o propósito e contribuir e elevar o senso de pertencimento do cidadão, valorizando as pessoas e o lugar em consonância com o conceito de livable city.



Projeto vencedor 6

Organização: Prefeitura de Candeias
Cidade: Candeiras - Estado: BA

Título do Trabalho: Restart Candeias


A Plataforma do Restart Candeias busca construir o sistema de governança pública de Candeias, abarcando ciência, tecnologia e inovação, reposicionando os eixos de gestão de "Governar para o cidadão" para "Governar com o cidadão".


Para tanto, o Programa segmenta-se em 05 (cinco) planos de decolagem e 02 (dois) planos de desenvolvimento, conforme citados a seguir: 

  • Decolagem para a Recuperação da Cidade: devolver a capacidade de governar, através das ações de recuperação fiscal, e promover a Urbanização Social (intervenções sociais e urbanísticas para promoção da dignidade cidadã);
  • Decolagem para o Governo Digital: construir a infovia municipal; implementar a infraestrutura cloud para implementar o projeto de Big Data, IA e análise de dados, cadastro único municipal, portal de serviços integrados e aplicativo para celular;
  • Decolagem para o Candeias Card: implementar o sistema do CadÚnico Municipal, através do Cartão Cidadão, desenvolvido em meios físico e digital, para acesso às políticas públicas; integrar o meio de pagamento dos benefícios sociais; habilitar os programas de benefícios do município; uso do cartão como ingresso para eventos; promover anualmente o Candeias Award, premiação dos melhores do ano;
  • Decolagem para Inovação: implementar o ecossistema designado Petro Valley; 
  • Decolagem para Urbanização Integrada: transformar as praças públicas em ambientes inteligentes;
  • Desenvolvimento Familiar: condomínio inteligente que contempla espaço para cursos profissionalizantes, telecentro, WIFI, carro compartilhado, horta comunitária, paisagismo comestível e um Fab-lab; mundo do conhecimento, HUB Educacional; e Candeias Idiomas;
  • Desenvolvimento de Negócios: marketplace público, Shopping Digital de Candeias; e Selo de Qualidade Compre Mais.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Todo o Plano de Decolagem de Recuperação já foi concluído, colocando Candeias como a segunda melhor Gestão Fiscal do Estado, de acordo com a FIRJAN. Os demais planos de decolagem estão em execução, com destaque para o Cadastro Único Municipal, que já consolidou indicadores importantes para monitoramento dos cenários vocacionais do Município.


O Espaço do Empreendedor já foi inaugurado. As primeiras etapas do Candeias Card já estão em operação como PoC, testando a plataforma, cybersegurança e as experiências de atuação. O Centro de Formação Empresarial será brevemente inaugurado. O ecossistema Petro Valley também está em pleno vapor, mapeando os atores de inovação para, em breve, lançarmos o primeiro hackathon da cidade. Assim ocorre também com o primeiro condomínio inteligente de interesse social, Construindo Sonhos, apoiando 60 famílias.



Projeto vencedor 7

Organização: Prefeitura de Caraguatatuba

Cidade: Caraguatatuba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Tecnologia de satélites orbitais aplicados no monitoramento de ocupações irregulares e controle dos impactos ambientais


Caraguatatuba vem sofrendo intenso processo de crescimento urbano nos últimos anos, estando entre as 15 cidades de maior valorização imobiliária do país, de acordo com a revista Exame. Frente a essa dinâmica, a prefeitura tem o desafio de monitorar e identificar os vetores de crescimento territorial urbano e as conformidades de alteração do uso do solo, visando o planejamento urbanístico necessário frente aos desafios sociais, ambientais e econômicos, garantindo, dessa forma, sustentabilidade e qualidade de vida aos seus munícipes. Entretanto, esse desafio se impõe visto a carência de profissionais, ferramental adequado e dificuldade de logística aos locais de fiscalização, inviabilizando uma execução completa de monitoramento in loco, nas diferentes áreas do município.

 

Em decorrência da impossibilidade da realização de fiscalização completa em campo, que pudesse abranger a totalidade do município, se criou um histórico de inconformidades, com destaque para núcleos de moradias irregulares em áreas de preservação ambiental, de risco e públicas, desmatamento irregular, descarte inadequado de entulho e crescimento de edificações urbanas sem licenciamento.

 

Com a finalidade de monitorar a superfície do município e receber alertas decorrentes dessas alterações identificadas, a prefeitura implantou uma completa solução de monitoramento com imagens de satélite de altíssima resolução, que identificam o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação no município, alertando sobre as diversas alterações do território. Esse monitoramento criou subsídios fundamentais para um amplo entendimento da dinâmica de alteração do uso e cobertura do solo no município, apoiando as fiscalizações em campo de forma rápida e assertiva, impactando fortemente a melhoria de vida de toda a população.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto:


  • Melhoria da qualidade de vida da população;
  • Redução das invasões de áreas irregulares;
  • Redução do descarte irregular de entulho;
  • Redução do desmatamento Irregular;
  • Atualização do Cadastro Imobiliário.



Projeto vencedor 8

Organização: Prefeitura de Carapicuíba

Cidade: Carapicuíba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Juntos - Tecnologia salvando vidas, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo perdas materiais

 

Carapicuíba tem um complexo histórico de ocupação e é um dos 5 municípios de maior densidade populacional do país. Seu território é marcado por áreas de relevo e por inúmeros núcleos de ocupação irregular. Nesse contexto, são recorrentes os eventos de alagamentos, enchentes e movimentos de massa, impactando, assim, seus cidadãos. Essas características trazem inúmeros desafios a administração pública, pois se faz necessário gerenciar esses eventos para garantir a melhoria de vida e segurança da população.

 

O histórico de perda de vidas e de recursos materiais, decorrentes dos eventos de enchentes, alagamentos e deslizamentos, levou a prefeitura a desenvolver projetos habitacionais e de obras de infraestrutura. De forma completa, a prefeitura implantou uma plataforma digital para análise, monitoramento e alerta de eventos ambientais extremos, permitindo a avaliação de riscos e a mitigação de impactos decorrentes desses eventos ambientais.

 

Com isso, o município agora dispõe de meios para monitorar e informar, por diversos meios, inclusive dispositivo móvel, sobre a ocorrência e magnitude de riscos iminentes de desastres, a toda a população.

 

Ainda, fazem parte da solução, amplamente utilizadas em diversas secretarias do município, sobre a gestão das equipes de Defesa Civil, dispositivos móveis integrados, que permitem a coleta de dados em campo, o cadastramento de ocorrência e consulta de dados, promovendo maior proximidade entre o munícipe e a prefeitura, agilizando processos e impactando positivamente na melhora da qualidade de vida da população.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 


  • Melhoria da vida e moradia da população em risco;
  • Redução da perda humana e material, com eventos climáticos;
  • Engajamento da população na gestão de risco.



Projeto vencedor 9

Organização: Prefeitura de Caxias do Sul

Cidade: Caxias do Sul - Estado: RS

Título do Trabalho: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores da Gestão Pública por Indicadores

 

O objetivo do projeto é instrumentalizar a gestão pública municipal com um dashboard de indicadores, elaborados a partir das políticas públicas existentes, alinhando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, e às ISO 37120 (Cidades Sustentáveis), ISO 37122 (Cidades Inteligentes) e ISO 37123 (Cidades Resilientes).

 
A Prefeitura de Caxias do Sul criou um grupo de trabalho, liderado pela Vice-Prefeita e envolvendo servidores de carreira, com expertise na elaboração de Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) e com especialização em Desenvolvimento Local e ODS. O grupo, então, foi legalmente constituído com a publicação do Decreto Municipal nº 21.772, em 21/10/2021, que estabeleceu normas para definição, acompanhamento e avaliação de indicadores de desempenho e metas físicas dos programas de governo e a implantação do escritório de dados e gerenciamento de projetos. 

 

O grupo foi responsável por apresentar e difundir o trabalho na Prefeitura, de forma que os servidores das diversas secretarias municipais, junto com seus secretários, apontassem, dentre o rol de indicadores compilados dos ODSs e das ISOs, aqueles que impactam direta ou indiretamente os programas desenvolvidos em cada pasta. Tais indicadores foram apresentados em workshops organizados por dimensões, sendo elas: Social, Econômica, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infra- Estrutura e Serviços Públicos e de Governança. Nos workshops, cerca de 1200 indicadores foram selecionados pelas secretarias. Ainda, buscou-se apurar qual a fonte possível dos dados na Prefeitura (e se ela existe), para alimentar cada indicador. 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Os indicadores serão disponibilizados em uma plataforma aberta para que a Administração pública municipal tome decisões a partir de dados que contribuem não só para o monitoramento das ações prioritárias da gestão, mas das ações que impactam no desenvolvimento sustentável da cidade. A sensibilização e envolvimento dos servidores de carreira no projeto também tem impacto significativo no Município, uma vez que contribui para a perenidade do projeto ao longo das diversas gestões. O resultado do trabalho do escritório de dados servirá ainda para fomentar a captação de recursos e a elaboração, atualização e manutenção de projetos alinhados às políticas públicas existentes de transformação e desenvolvimento da cidade.



Projeto vencedor 10

Organização: Prefeitura de Dores do Rio Preto

Cidade: Dores do Rio Preto - Estado: ES


Título do Trabalho: Compras Inteligentes

 

A Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Assistência Social e Educação tem trabalhado intensamente para que os agricultores familiares tenham melhores condições de trabalho, mais assistência técnica e consigam escoar suas colheitas mais facilmente.


Trata-se de um pequeno município capixaba, com uma população estimada em 6.397 habitantes e IDH de 0,654, de acordo com os últimos dados do IBGE, sendo, mais da metade dessa população composta por pequenos produtores, sendo 526 famílias cadastradas no CadÚnico, residentes na zona rural do Município.


Com o projeto Compras Inteligentes, o município vem, desde 2017, se aprimorando nas compras governamentais, aonde já realiza várias ações, entre elas: 


  • PNAE - Aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar;
  • PAA Federal / CDA Estadual - Aquisição de alimentos da agricultura familiar para as famílias em situação de vulnerabilidade;
  • PAA Institucional - Compra de café direto do produtor para atender a prefeitura;
  • Ticket Feira - Benefício concedido aos servidores para aquisição direto do produtor.


Temos por objetivo proporcionar oportunidades de novos negócios para os agricultores familiares, bem como incentivar a sucessão familiar e o sentimento de pertencimento, levando alimentos de boa qualidade para a alimentação escolar e também para as famílias em situação de vulnerabilidade.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 


Todos os esforços encetados para valorizar a produção rural familiar elencados acima proporcionaram melhorias inéditas no município. Os alinhamentos estratégicos entre as pastas municipais, objetivando as compras inteligentes, impactou social e economicamente a comunidade local. Tais impactos podem ser percebidos no retorno do otimismo quanto a comercialização dos produtos da terra, mas não somente isto. A aquisição pública, somada ao fortalecimento massivo da feira livre foi, em grande medida, a responsável por isto. 


Ao longo do projeto, o município conseguiu atingir números consideráveis no ticket-feira, passando de R$ 90.000,00 em 2020 para R$ 151.000,00 em 2021, com projeção de R$ 175.000,00 para 2022, demonstrando o êxito do projeto.



Projeto vencedor 11

Organização: Prefeitura de Itapira

Cidade: Itapira - Estado: SP

Título do Trabalho: Tecnologia facilitando a vida do munícipe, promovendo o desenvolvimento econômico e a empregabilidade

 

A prefeitura de Itapira tem como um dos seus objetivos estratégicos fomentar o desenvolvimento econômico, reduzir a burocracia e atrair novos investimentos para o município. Desta forma, o municípioinvestiu em uma solução tecnológica para desburocratizar e digitalizar todo o processo de emissão de alvarás de funcionamento do município, gerando economia de tempo e transparência no serviço prestado.

 

Assim, a prefeitura implantou uma solução de aprovação eletrônica para emissão de alvará de funcionamento, simplificando e digitalizando todo o processo de aprovação e concessão de autorização das atividades econômicas do município.

 

Com a nova solução em funcionamento todo o processo de emissão de alvará de funcionamento pode hoje ser realizado diretamente pelo site da prefeitura, evitando ao munícipe ou seu representante (contador, por exemplo) a necessidade de comparecimento e entrega de material físico junto a prefeitura. Nesse processo, todo o trâmite pode ainda ser acompanhado de forma digital, e o prazo de emissão de alvará foi reduzido para menos de 24 horas (anteriormente, previsto em semanas), otimizando recursos da prefeitura e melhorando o serviço prestado. Essa simplificação e velocidade no processo tem fomentado e incentivado a abertura de novos empreendimentos e investimentos no município. 

 

Impactos positivos como o aumento da geração de emprego e renda já podem ser observados, contribuindo positivamente para a melhoria social e econômica da população, e apoiando as iniciativas municipais de redução de fragilidades sociais.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 


  • Eliminação de papel e burocracia na abertura de empresas;
  • Emissão de inscrição imobiliária e alvará de funcionamento de forma 100% online; 
  • Integração com órgãos do governo (Receita Federal, Correios, etc.).
  • Redução de 400% no tempo de abertura de uma nova empresa;
  • Incremento de emprego e renda aos cidadãos.



Projeto vencedor 12

Organização: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Cidade: Jaboatão dos Guararapes - Estado: PE

Título do Trabalho: Sistema de Monitoramento (Plataforma Target) - Painel de Gestão

 

A Administração Pública necessita planejar as atividades a serem executadas e gerenciar os recursos públicos disponíveis de maneira estratégica, compatibilizando-os às prioridades da coletividade. Assim, faz-se necessário ter um acompanhamento eficaz do planejamento, como forma de garantir que o trabalho seja executado dentro do esperado e que as ações planejadas sejam bem materializadas. 


Neste contexto, Jaboatão dos Guararapes desenvolveu um modelo de gestão que possibilita o planejamento, execução, monitoramento e avaliação de suas ações e projetos de forma sistemática, através do “Sistema de Monitoramento (Plataforma Target) - Painel de Gestão”.

 

Em janeiro de 2017, não havia nenhuma solução tecnológica no município para monitoramento das ações e produtos. A implantação da Plataforma Target proporcionou à gestão uma ferramenta confiável, simples e ágil, capaz de, em pouco tempo, integrar-se ao processo de acompanhamento de projetos e torná-lo mais dinâmico e eficiente. 

 

O sistema é um ambiente em formato de portal de colaboração web com foco na visualização e acompanhamento consolidado de ações estratégicas da gestão, permitindo um maior monitoramento com informações precisas e de fácil leitura. O sistema possibilita a geração de relatórios em diversas perspectivas de um mesmo produto a ser analisado, a exemplo de uma obra, que pode ser acompanhada desde a elaboração do projeto, processo licitatório, aquisição de materiais, pessoal e execução. Esses relatórios ajudam o gestor a ter maior controle do que foi planejado, executado e finalizado, além de ser fundamental na tomada de decisão, otimizando os recursos públicos. A ferramenta possui um BI – Business Inteligence embarcado e integrado e é licenciado de forma perpetua para a Prefeitura.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Essa ferramenta proporcionou aumento da produtividade; otimização de recursos financeiros; promoção de uma gestão pública transparente, participativa, descentralizada e integrada; disponibilidade de informações mais precisas para a tomada de decisões; e o cumprimento de cronogramas.



Projeto vencedor 13 - PROJETO DESTAQUE

Organização: Prefeitura de Jundiaí

Cidade: Jundiaí - Estado: SP


Título do Trabalho: Teleinterconsulta como estratégia para ampliar acesso às especialidades médicas e qualificar a Atenção Primária de Jundiaí

 

Jundiaí implantou a teleinterconsulta das especialidades de neurologia e cardiologia como forma de alcançar uma maior resolutividade na APS, a fim de cuidar dos usuários que se encontravam em filas de espera para especialidades médicas, bem como dar acesso, em tempo oportuno, a exames e tratamentos adequados, mitigando a possibilidade de agravos. Com a qualificação e avaliação das filas de espera destas especialidades foi possível sensibilizar os profissionais e diminuir o número absoluto de fila de espera, como também provocar mudanças no processo de trabalho da APS, propiciando maior responsabilização e cuidado longitudinal efetivo pelas equipes.

 

Para se tornar inovador, o modelo de atendimento foi remodelado e passou a acontecer entre um médico da unidade básica (UBS) e outro médico especialista em plataforma digital, através de videochamada, onde eram discutidos os casos e havia troca de informações, a fim de auxiliar o médico da UBS na resolução do caso, sendo uma ferramenta de apoio matricial, onde é possível solicitar exames e avaliar sob a luz de seu conhecimento específico, oferecendo assim ao médico da UBS subsídios para condução do caso. Essa modalidade de atendimento agiliza acesso a exames complementares, incluindo os de alta complexidade, que o usuário só teria acesso quando estivesse na atenção especializada, o que geraria um tempo de espera maior e burocratização no processo.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Em dezembro de 2021, avaliou-se os resultados obtidos ao longo dos 6 meses de implementação da proposta de teleinterconsultas e pôde-se perceber que, apesar das dificuldades e resistências encontradas, houve considerável diminuição das filas de espera de neurologia e cardiologia, chegando aos números de 893 e 723 (ante 2100 e 1000, respectivamente) de usuários. Sendo factível afirmar que houve diminuição da fila de neurologia em 57% e de cardiologia em 27%.


Notou-se, ainda, durante esse primeiro processo de implementação nas unidades de saúde da APS, uma mudança indispensável no processo de trabalho das equipes, uma vez que foi provocado junto aos profissionais uma necessidade de repensar a lógica de cuidado aos usuários, passando a configurar uma contínua qualificação das filas de espera o que gerou um pensamento crítico nos profissionais, pois o encaminhamento a especialidade em si não cuida das necessidades de saúde do usuário, mas o monitoramento do caso em tempo oportuno gera um cuidado de fato.



Projeto vencedor 14

Organização: Prefeitura de Londrina

Cidade: Londrina - Estado: PR


Título do Trabalho: Programa Compra Londrina - Estratégia de Retomada Econômica de Londrina Pós-Covid19

 

Brasil afora, o imaginário público sobre licitações está conectado a situações de corrupção, propina e interesses ilegítimos. Em Londrina, a Prefeitura é a maior compradora pública da região: de agulha a caminhão, de uniforme escolar a asfalto, são quase R$ 300 milhões/ano em compras de produtos e serviços. Muito recurso que, longe do imaginário negativo, é aplicado de forma inteligente e inovadora. Ao combinar transparência e gestão de licitações como mecanismo de estímulo às empresas - especialmente pequenas - ressignificamos o potencial de uma licitação. Uma Smart City é aquela que aplica inteligência em compras públicas. 


Por meio do Compra Londrina, a Prefeitura ensina qualquer empresa disposta a encarar as disputas licitatórias. Sem atalhos ou jeitinhos, é possível aprender tudo de forma clara, o que atrai os pequenos negócios da cidade para negociações de produtos e serviços. Além disso, simplificamos a disputa: no lugar de complexas ferramentas tecnológicas de pregões eletrônicos, que poucos conseguem compreender, a Prefeitura usa uma tecnologia intuitiva: videochamadas com chats (videoconferência) - e qualquer pequeno negócio pode disputar uma compra usando, até mesmo, o celular. Com isso, fundamos uma estratégia de recuperação econômica para Londrina, pós-Covid19, com base nas próprias empresas do município e nos recursos existentes da Prefeitura para as compras de produtos e serviços públicos. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Com o Programa, os indicadores avançaram: em 2020, as empresas com “DNA local” responderam por 27,3% dos negócios fechados com a Prefeitura - R$ 82,6 milhões. Em 2021, os negócios locais fecharam R$ 58,8 milhões com a Prefeitura. Eis, pois, o coração da iniciativa: recuperar a cidade com uso de recursos tecnológicos para negócios que sejam totalmente acessíveis aos pequenos negócios - e investindo impostos em compras e serviços com as empresas locais que mais precisam de fôlego - e mais geram empregos, renda e impostos em Londrina.

 

Um estudo quantificou quantos empregos, impostos e salários foram gerados em Londrina por meio da negociação com empresas da cidade, em 2021:

  • Criação de 401 empregos ;
  • Geração de R$ 8,5 milhões em salários para trabalhadores de empresas locais;
  • Pagamento de R$ 12,4 milhões em impostos;
  • Criação de 165 novas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 



Projeto vencedor 15

Organização: Prefeitura de Ribeirão Preto

Cidade: Ribeirão Preto - Estado: SP


Título do Trabalho: Programa Ribeirão Mobilidade

 

O programa Ribeirão Mobilidade é a maior obra viária da história da cidade. A Prefeitura conta com cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

 

11 delas já foram concluídas e o investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

 

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos, semaforização inteligente e CCO (Centro de Controle de Operações, por meio das câmeras de monitoramento), que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

A Mobilidade Urbana é fundamental para que a cidade cresça ordenadamente, sem deixar ninguém pra trás. Ribeirão Preto está investindo em qualidade de vida, para que as pessoas passem menos tempo no trânsito, em deslocamentos, e mais tempo com suas famílias.

 

Além disso, há toda uma preocupação com a segurança e com o uso de tecnologias que podem ajudar a salvar vidas, como o controle de tráfego com vias com velocidade máxima reduzida.



Projeto vencedor 16

Organização: Prefeitura de Santana de Parnaíba

Cidade: Santana de Parnaíba - Estado: SP

Título do Trabalho: Projeto Anna - Utilização de Processamento Linguagem Natural para Atendimento a Munícipes

 

Devido a demanda crescente de ligações ao atendimento da Secretaria da Saúde de Santana de Parnaíba, em decorrência da procura de informações referentes ao COVID-19, o SP@rGovLab (Laboratório de Ciência e Inovação da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) foi acionado para apresentar alternativas para reduzir o número de ligações entrantes. A proposta apresentada foi aumentar o número de canais de comunicação com os departamentos da prefeitura, numa ferramenta única, que integrasse todos estes órgãos do município, sem a necessidade de treinamento prévio, por se tratar de uma ferramenta disponibilizada diretamente aos munícipes. 

 

Para isso, buscou-se soluções em inteligência artificial, dado que os servidores públicos já estavam sobrecarregados com os meios atuais, onde chegou-se em técnicas de processamento de linguagem natural com Machine Learning. Dentre os desafios dessa implementação estavam o desenvolvimento da solução com o máximo de ferramentas gratuitas (sendo que o projeto não possui verba de desenvolvimento), com uma equipe de número reduzido dee participantes, com a maior abrangência possível, com entrega em no máximo duas semanas.

 
Os desafios foram aceitos pela equipe do SP@rGovLab que iniciou com um levantamento das soluções disponíveis para a tarefa de processamento de linguagem natural que utilizou de requisitos preestabelecidos para escolha da ferramenta. O desenvolvimento se deu com ferramentas gratuitas do Google Cloud e foi realizada em 49 dias, entre pesquisa e desenvolvimento. Com esta performance recebemos o reconhecimento da empresa Google de Case de implantação de Inteligência Artificial em Governo.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Mais de 60.000 requisições foram atendidas de munícipes, entre março de 2020 (inicio da pandemia) e final de 2021.



Projeto vencedor 17

Organização: Prefeitura de São Caetano do Sul

Cidade: São Caetano do Sul - Estado: SP

Título do Trabalho: CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências: câmeras de monitoramento protegem a população

 

O novo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) tornou São Caetano do Sul uma das cidades mais monitoradas do país. Considerando seus 161.127 habitantes (de acordo com o IBGE), o município agora conta com uma câmera de monitoramento para cada grupo de 457 moradores.

 
Com a operação de 352 câmeras, o CGE permite que todos os 15 km² da cidade sejam monitorados em apenas 4 minutos. Operadores, policiais militares, guardas civis municipais, agentes de trânsito e da Defesa Civil revezam-se em turnos de seis horas diárias para o monitoramento.

 
A plataforma do CGE está baseada em quatro pilares: monitoramento de vias (visualização de ruas e avenidas); analítico (análises de quantidade de veículos que passam pela cidade, busca de placas, além de pessoas); forense (investigação de ocorrências) e OCR (leitura de placas, basicamente atuando com as mesmas características das câmeras do Detecta).

 

O amplo sistema de monitoramento, instalado no Bairro Cerâmica, só foi possível a partir da instalação de mais de 240 quilômetros de fibra ótica, o que garante conexão eficiente, sem falhas na transmissão das imagens. As câmeras transmitem imagens em alta resolução, mesmo à noite.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Com a implementação do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), São Caetano tornou-se uma cidade ainda mais segura. O CGE permite monitorar todos os 15 km² da cidade em apenas 4 minutos, fiscalizando comportamentos suspeitos, acidentes e até desastres naturais. Já foram elucidados crimes a partir das imagens do CGE.



Projeto vencedor 18 - PROJETO DESTAQUE

Organização: Prefeitura de São Caetano do Sul

Cidade: São Caetano do Sul - Estado: SP

Título do Trabalho: Wi-Fi nas Escolas: rede de última geração melhora a internet nas escolas municipais de São Caetano

 

A partir de outubro de 2021, a educação municipal de ensino de São Caetano do Sul começou a se preparar para um salto tecnológico: foi o início do projeto de implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação.

 
A Prefeitura investiu R$ 9,2 milhões na nova infraestrutura de rede. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares. A instalação conta com a supervisão do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

 
A cidade, que tem sido modelo de qualidade em educação pública, dá nova contribuição à melhoria do cenário educacional brasileiro. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Lemann, apenas 3,2% das escolas públicas brasileiras têm internet com velocidade de acordo com os padrões internacionais. São Caetano está, agora, neste seleto grupo.

 
Desde 2017 o município tem investido fortemente nas tecnologias aplicadas à educação. A cidade foi pioneira em um modelo de avaliação 100% digital e tem oferecido recursos como lousas digitais, computadores, notebooks, mesas educadoras e tablets.

 
Por meio de uma parceria com a empresa Google, sem custo algum para a cidade, as escolas também têm à disposição a plataforma Google for Education, que inclui ferramentas para a criação de textos e planilhas, e-mails e até websites com propósitos educacionais.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

O Wi-Fi 6, que representa a sexta geração de internet sem fio, vai garantir maior velocidade e estabilidade de conexão a alunos, professores e profissionais da Educação da rede municipal, permitindo maior qualidade na gestão e na realização de projetos educacionais.



Projeto vencedor 19

Organização: Prefeitura de São Paulo

Cidade: São Paulo - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Programa de Ciências Comportamentais

 

O Programa de Ciências Comportamentais tem o objetivo de promover melhorias nos serviços municipais com base em evidências a partir de estudos empíricos sobre como as pessoas tomam decisões e testes controlados de soluções piloto.


Vinculado à macro-agenda de Desenhar e Melhorar Serviços Públicos do (011).lab, o Programa tem como principal iniciativa a aplicação de princípios da economia comportamental nos serviços públicos. Para isso, são desenhadas intervenções simples, baratas, escaláveis, que levam em conta os motivadores de comportamento existentes no contexto da política ou serviço que se está estudando. O Programa atua da seguinte forma: 

  • Identifica desafios públicos com um componente comportamental; 
  • Prototipa soluções a partir de insights das ciências comportamentais;
  • Testa quais princípios comportamentais funcionam no contexto local, adaptando às particularidades regionais e de cada serviço;
  • Prima pela rigorosidade nas metodologias utilizadas: condução de experimentos aleatórios controlados;
  • Sistematiza os dados de projeto desde a imersão até o resultado, consolidando a narrativa do projeto;
  • Implementa e escala apenas a solução mais bem sucedida e com impacto positivo;
  • Constrói e mantém diversas pontes com academia e rede de especialistas nacionais e internacionais.

 
O Programa incide tanto em serviços e ações destinados aos(às) cidadãos(ãs) quanto destinados aos(às) servidores(as) da Prefeitura de São Paulo.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Um dos projetos já finalizados pelo Programa foi a redução da inadimplência do IPTU por meio da modificação do comunicado de notificação prévia à entrada ao Cadastro Informativo Municipal (CADIN). Com base na investigação de barreiras comportamentais foram desenhados protótipos de novas versões do comunicado, que foram então enviados de forma aleatória aos contribuintes. O objetivo foi investigar qual a formatação e redação do comunicado, baseada em um princípio compor-tamental, traria um maior aumento no pagamento das dívidas em atraso.

 

Após a realização dos testes, foi feita uma análise de qual poderia ser o aumento de arrecadação se a carta reformulada fosse implementada como padrão pela Secretaria. Se a porcentagem de contribuintes que paga suas dívidas em atraso subir 4,1 pontos percentuais (efeito da carta com melhor resultado nos testes), então poderia-se esperar um acréscimo de arrecadação da ordem de R$ 60 milhões para a Prefeitura.



Projeto vencedor 20

Organização: Prefeitura de São Paulo 

Cidade: São Paulo - Estado: SP

Título do Trabalho: Empreenda Fácil

 

O programa Empreenda Fácil simplifica o processo de abertura, licenciamento, regularização e baixa de empresas. Lançado em maio de 2017, permite o licenciamento de empresas de baixo risco com média de 2 dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos na cidade. O processo anterior levava mais de 100 dias e exigia a peregrinação entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. O novo sistema registrou mais de 360 mil ações de abertura, regularização ou baixa de empresas até 2021. Os negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade, mas o programa também beneficia a abertura de empresas de alto risco, de filiais e a regula-rização de empreendimentos, que também tiveram seus processos simplificados.


O Empreenda Fácil apresenta inovações em relação ao processo anterior, tais como: Interações entre os sistemas dos diferentes órgãos por intermédio de webservices; Caráter auto declaratório: para pessoas jurídicas classificadas como de baixo risco, a análise documental é dispensada e substituída por declarações fornecidas pelo empreendedor; Análise de viabilidade obrigatória e prévia à constituição da pessoa jurídica; O sistema foi desenvolvido de modo a refletir um fluxo contínuo e autoexplicativo, com comunicação fácil e clara para o empreendedor em todas as etapas do processo de legalização da empresa; Serviço de suporte técnico on-line pelos canais de atendimento do portal SP156, não onerando as Praças de Atendimentos dos órgãos municipais; Desbloqueio eletrônico e automático do CCM, sem a necessidade de deslocamento presencial; Reaproveitamento de todas as informações prestadas pelo cidadão ao longo do processo, conferindo celeridade às aprovações dos diferentes órgãos.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Quantidade de aberturas, regularizações ou baixas de empresas até dezembro de 2021: 360 mil; Tempo médio de abertura de empresas: redução de 101,4 dias em 2016, para 2,6 dias em 2021; Profissionais de contabilidade treinados nas 4 edições de Workshops Empreenda Fácil promovidos pelo Sescon em 2017 e 2018: 739;
Treinamentos Extras nas Subprefeituras e Adesampa: 10 e 122 servidores treinados;
Atendimentos no Centro de Atendimento da Fazenda: antes da implantação do desbloqueio eletrônico do CCM, havia uma média de 250 atendimentos presenciais por dia, quando o desbloqueio passou a ser eletrônico, houve redução de 1/3 dos atendimentos referentes ao CCM; Reuniões Gerais de Engajamento das Secretarias e Parceiros: 10 reuniões e média de 18,7 participantes por reunião.



Projeto vencedor 21

Organização: Prefeitura de São Paulo

Cidade: São Paulo - Estado: SP

Título do Trabalho: MEI Nota Fácil, aplicativo móvel da Nota Paulistana

 

O aplicativo MEI Nota Fácil foi desenvolvido para atender a demanda de emissão de notas de forma simplificada, buscando aumentar a formalização dos serviços prestados para esse tipo de contribuinte.

 
É possível realizar o cadastro inicial no Sistema da NFS-e de forma simples, por meio de um fluxo guiado. 

 

Funcionalidades: 

  • Emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e): os usuários do aplicativo, depois de devidamente cadastrados, conseguirão emitir as notas fiscais em poucos passos, apenas disponibilizando as informações básicas sobre o serviço realizado e com possibilidade, inclusive, de identificar o cliente, quando ele desejar. Além disso, o MEI poderá compartilhar a nota emitida com seu cliente, reforçando a imagem de regularidade de sua atuação profissional e também cancelar uma nota que tenha sido gerada com parâmetros incorretos;
  • Consultas: com o aplicativo será possível consultar todas as notas fiscais emitidas, inclusive com busca por período específico ou pelos dados do tomador do serviço. 

No momento está disponível para download a versão beta do aplicativo na playstore apenas. Mas o órgão de processamento de dados da Prefeitura de São Paulo, a PRODAM, já está trabalhando em um conjunto de pequenas melhorias nas funcionalidades já implementadas e também na compatibilização do aplicativo para IoS e irá disponibilizar a versão definitiva nos próximos meses.

 
O AppMEI teve o processo de autenticação dos contribuintes implementado utilizando o protocolo de autorização OAuth. Inovador na Prodam, o OAuth trabalha com tokens na troca de requisições e oferece segurança e estabilidade, sendo atualmente utilizados por diversas aplicações de mercado, inclusive internet bankings.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Foram mais de 10 mil downloads do aplicativo e nota 4.8 de 5 na PlayStore em 1 mil avaliações realizadas.



Projeto vencedor 22

Organização: Prefeitura do Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro - Estado: RJ


Título do Trabalho: Parceria Público-Privada Smart Luz

 

A PPP Smart Luz, maior da América Latina e uma das maiores do mundo, impressiona pela grandeza dos números, tais como: um investimento total de R$ 1.4 bilhões, 10 mil novas câmeras, 450 mil lâmpadas de LED e 5 mil pontos gratuitos de wi-fi. Acrescenta-se a modernização do parque semafórico e os novos sensores possíveis de serem instalados, que se tornarão possíveis com a implantação da rede 5G e, consequentemente, aumento do uso de IoT. Ainda, prevê um aumento de aproximadamente 50% do espaço do Centro de Operações do Rio (COR), em relação à área já existente, com investimentos em equipamentos com tecnologia de ponta, transformando o COR novamente no maior centro de monitoramento urbano da América Latina. Essa combinação permite agilizar o tempo de respostas às demandas cotidianas (informações relativas ao trânsito, situação semafórica, serviços públicos, por exemplo) e auxiliar no desenvolvimento de medidas preventivas de crises, além de possibilitar atuação rápida em emergências.

 
Alguns benefícios são diretamente associados a PPP, tais como: maior eficiência energética, economia dos gastos do governo, aumento da segurança e redução da criminalidade, redução da emissão de CO2 e melhor manutenção. Sob o ponto de vista do cidadão e do bem-estar na cidade, são muitos os impactos positivos, tais como: segurança individual, manutenção do patrimônio público, sensação de segurança e conforto visual, impactos na saúde, redução de acidentes de trânsito, melhor experiências dos condutores, fluidez do tráfego e inclusão digital.

 
Mais do que uma mudança radical tecnológica, a PPP traz uma mudança de significado: além da sua função-base de iluminar, serve também de apoio à infraestrutura para implantação de células da rede 5G. Postes de iluminação ampliam seu conceito e passam a ter condições de oferecer um conjunto de serviços para os cidadãos e para o apoio a gestão da cidade. A operação inteligente do parque de iluminação pública, via telegestão, também pode levar a significativos ganhos de eficiência e qualidade na prestação do serviço público municipal.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto:


  • Maior eficiência energética e aumento da vida útil das lâmpadas;
  • Redução dos gastos do governo com iluminação;
  • Possibilidade de dimerizar as luminárias;
  • Possibilidade de medição individual da energia consumida;
  • Aumento da segurança efetiva e da percepção de segurança dos cidadãos;
  • Redução da criminalidade;
  • Redução dos acidentes de trânsito em período noturno;
  • Possibilidade de identificar defeitos nas luminárias em tempo real;
  • Agilidade nos serviços de manutenção das luminárias;
  • Redução das emissões de CO2, a partir da adoção de tecnologias sustentáveis;
  • Possibilidade de conexões “plug and play” dos sistemas com outros serviços; e
  • Redução da poluição luminosa e maior iluminação de qualidade em toda a cidade.



Projeto vencedor 23

Organização: Prodabel

Cidade: Belo Horizonte - Estado: BH

 

Título do Trabalho: Programa Inclusão Digital BH

 

O programa Inclusão Digital BH é o maior projeto de internet gratuita do Brasil, criado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, a Prodabel. O programa prevê a formação e capacitação em Tecnologia da Informação - o que contribui para a geração de emprego e renda - e pretende levar internet gratuita e com qualidade para todas as vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade, beneficiando mais de 400 mil moradores, dos quais 45 mil alunos da rede municipal de ensino.

 
Para a Prodabel e a Prefeitura de BH, inclusão digital hoje não é mais um problema de conforto, é uma questão de necessidade do mundo globalizado. Além do mais, quem se capacita em tecnologia tem a possibilidade de ocupar uma das milhares de vagas disponíveis no universo da programação, o que significa mais empoderamento da população, em especial os mais carentes e a perspectiva da redução de problemas emergentes, como o desemprego.

 
A implantação já começou e irá até o fim de 2022, com a expansão de 735 km de rede de fibra óptica, a instalação de 2,1 mil novos pontos de Wi-Fi gratuito em 218 vilas e favelas, além de nove Centros de Referência em Inclusão Digital, um em cada regional da cidade.

 
Uma grande novidade é oferta de 15.790 novas vagas em cursos de formação e capacitação que o programa também prevê e a doação de computadores ou dispositivos móveis para os domicílios que não possuem equipamentos de acesso à internet. Trata-se de computadores ou tablets que foram doados para a PBH e que estão sendo recondicionados pela Prodabel.

 
Antes da instalação dos equipamentos, uma equipe de abordagem da Prodabel visita todas as casas da vila ou favela, explicando o projeto e identificando casas para instalação do aparelho distribuidor de sinal. Após instalação, diversas atividades são realizadas na favela. Uma delas é a presença da Carreta da Inclusão Digital, por duas semanas, quando são realizadas oficinas de informática, manutenção de computadores, drones e programação, dentro da unidade móvel, que conta com duas salas de aula equipadas com 20 computadores.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 


Desde que foi lançado oficialmente, em dezembro de 2021, o Programa Inclusão Digital BH já colhe dezenas de relatos e testemunhos de moradores de vilas e favelas de BH, impactados com o programa. Somam-se diversos casos de moradores que já alcançaram o mercado de trabalho, logo após a realização e certificação com os cursos da Prodabel.

 
Em uma grande cidade, com o alto custo de vida e a falta de recursos para a manutenção do lar, a internet gratuita é um alívio financeiro e a possibilidade de acesso aos benefícios da modernidade, em especial, no impacto para a formação educacional e acesso ao mundo do trabalho.



Projeto vencedor 24

Organização: Unicoba Energia

Cidade: São Paulo - Estado: SP

Título do Trabalho: MT iluminado

 

O programa MT Iluminado faz parte de um ambicioso programa governamental chamado de Mais MT, criado em outubro de 2020. 

 

O programa prevê investimentos na ordem de 9,5 bilhões, em diversas áreas: Segurança, Saúde, Educação, Social e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Infraestrutura, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Simplifica MT, Eficiência Pública, Meio Ambiente, Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.


Deste montante total, 63% serão de recursos próprios do Governo de Mato Grosso, e o restante por meio de operações de crédito, convênios e emendas. O MT Iluminado está inserido na "caixa" de Infraestrutura, que detém 4,7 bilhões do montante total.

 

Além de ser o primeiro estado que terá 100% iluminação LED é o maior projeto em iluminação pública já implantado no país e que vai gerar mais eficiência, segurança e economia.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 

Espera-se uma economia de energia de até 70% em relação às lâmpadas convencionais (vapor de sódio e mercúrio), além de um enorme benefício ambiental, uma vez que as lâmpadas convencionais são extremamente nocivas ao meio ambiente.


As luminárias contam, também, com tomada 7 pinos, o que possibilita futura adesão ao sistema de Telegestão (Smart Cities), o que permitirá uma gestão remota do parque de iluminação, com medição de consumo, alerta de falhas, dimerização (maior economia de energia) e redução no SLA de atendimento em caso de falhas.

Share by: