Vencedores do Prêmio InovaCidade 2023

Vencedores do Prêmio InovaCidade 2023

Solenidade de Premiação

Data: 23 de maio de 2023

Hora: Das 18:30 às 21:00

Edição 2023

O Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br) está em sua décima edição e acaba de superar mais um de seus recordes: o número de projetos inscritos. Foram 106 inscrições, de 68 organizações diferentes.


A Comissão julgadora do Prêmio definiu que nenhuma organização poderia ser premiada com mais de 2 projetos, independentemente de sua qualidade; e limitou o número de premiados a 30% dos inscritos, no caso, 32 premiados.


Abaixo segue relação dos vencedores do certame de 2023, em ordem alfabética, que receberam seus respectivos troféus durante a solenidade de abertura do Smart City Business Brazil Congress, realizada na noite de 23 de maio, no Centro Cultural São Paulo, na Sala Jardel Filho, situado à Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso, na cidade de São Paulo..

Relação dos Vencedores:

Projeto vencedor 1:

Organização: Etherium Tech
Cidade: Barueri - Estado: SP

Título do Trabalho: Etherium Cloud & Data Center


Através de uma infraestrutura computacional, robusta e escalável, a Etherium criou uma plataforma completa para gerar inteligência e eficiência aos negócios, com recursos que simplificam a jornada de dados e da computação em nuvem.

 
Seus inúmeros cases de sucesso na área de infraestrutura da comunicação óptica, provê soluções de telecomunicações IP e conectividade a internet, criando e administrando redes ópticas complexas e integrando-as ao ambiente de governança de dados nos seus ambientes Multicloud, propiciando maior qualidade na experiência, resiliência e automação das soluções ofertadas.


Como características inovadoras do trabalho, a Etherium apresenta eficientes algoritmos, Inteligência Artificial, Machine Learning e outras tecnologias, que possibilitam a unificação de toda jornada de governança e inteligência de dados, de ponta a ponta, viabilizando a Ingestão, engenharia, ciência e visualização de dados em uma única trilha.

Seus ambientes Multicloud, arquitetados de forma customizada para cada necessidade de modelo de negócio, possibilitam a implementação, em minutos, de ambientes e soluções completas, desde a infraestrutura em nuvem, até soluções avançadas de Business Performance e Governança de Dados, provendo interfaces simples e intuitivas e uma grande extensibilidades de APIs para integrações com quaisquer ecossistemas tecnológicos.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Hoje, a solução da Etherium já está presente em mais de 100 municípios, que se beneficiam dessas soluções avançadas, com um alto grau de utilização interna, devido às interfaces amigáveis, que estimulam suas utilizações.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: 

https://www.etheriumtech.com.br/  https://blog.etheriumtech.com.br/

 

Contato: Márcio Ferreira Lima - CTO - márcio.lima@etheriumtech.com.br 



Projeto vencedor 2:

Organização: Geopixel Geotecnologias Consultoria e Serviços

Cidade: Pindamonhangaba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Monitoramento constante de alterações urbanas, por meio de satélites Geopixel

 

A solução Geopixel Monitoramento de Alterações Urbanas, é uma solução inteligente que, por meio de satélites e DRONE/VANT, monitora áreas de interesse das prefeituras, identificando constantemente o surgimento de invasões, novas construções, ocorrência de desmatamento, descarte de entulho e eventos similares.  Com esta solução, as equipes de fiscalização podem receber em seus dispositivos móveis um alerta com a localização de uma ocorrência, para que possam prontamente agir de maneira assertiva otimizando os recursos públicos.

 
Um exemplo de sucesso foi implantado no município de Pindamonhangaba (SP) que, neste momento, tem vivenciado um contexto diferente, com menor pressão de ocupação irregular, além de promover a regularização de construções, que não haviam sido anteriormente informadas pelo morador junto a prefeitura. Além do impacto social e organizacional, este conjunto de soluções Geopixel, já identificou um potencial de incremento de arrecadação anual, superior a R$ 20 milhões, com a regularização destas construções e loteamentos no município. 

A característica inovadora deste trabalho está na inovação com a utilização de satélites e DRONE/VANT para o monitoramento urbano e para a identificação de ocorrências em toda a área de interesse do município. Além da automatização do procedimento de monitoramento e fiscalização, com a pronta identificação da ocorrência/invasão, disponibilização desta ocorrência para as equipes de fiscalização via aplicativo móvel, integrado a outros sistemas internos do município, validando irregularidades identificadas. 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

  • Melhoria do planejamento urbano municipal; 
  • Otimização dos recursos públicos existentes;
  • Redução de invasões e moradias irregulares;
  • Redução do desmatamento e descarte irregular de entulho;
  • Maior ação ostensiva de fiscalização;
  • Garantia de monitoramento integral de toda a área de interesse do municipal, no período determinado, garantido isonomia de tratamento;
  • Identificação de potencial incremental de arrecadação anual;
  • Digitalização e integração de processos internos. 

 

Link para um site ou um vídeo explicativo:

 https://geopixel.com.br/produtos/geopixel-cidades/monitoramento-de-alteracoes-urbanas/

 

Contato: Fernando Leonardi - CEO - fernando@geopixel.com.br


 

Projeto vencedor 3:

Organização: Prefeitura de Araguaína

Cidade: Araguaína - Estado: TO

 

Título do Trabalho: Modernização da arrecadação tributária municipal

 

Com o intuito de transformar a maneira como eram realizadas as notificações de tributos para os contribuintes, feitas pelo envio de correspondências físicas até 2022, Araguaína contratou, via Marco Legal das Startups, um software de relacionamento com contribuintes para a modernização da arrecadação tributária. Assim, o município começou um trabalho para se comunicar ativamente com os contribuintes, via e-mail, SMS e WhatsApp, sobre o vencimento dos tributos, além de enviar lembretes informando sobre a inadimplência. Dessa forma, desde então o município digitalizou as comunicações de todos os tributos, como ISS, Taxas, IPTU, além da Dívida Ativa. Em janeiro de 2023, junto com o início da cobrança do IPTU 2023, foi adicionada a forma de comunicação via WhatsApp.


Para permitir o envio de comunicações em massa, foram realizados processos de enriquecimento das informações de contato de e-mails e telefones dos contribuintes, utilizando-se mais de 10 fontes de informação internas e externas à prefeitura de Araguaína, viabilizando dessa forma o alcance das comunicações para um número maior de contribuintes.


Como resultado, considerando apenas o IPTU Cota Única de 2023, as comunicações utilizando WhatsApp, e-mail e SMS alcançaram aproximadamente 45% dos contribuintes, gerando como impacto, o aumento da arrecadação tributário do município, que aumentou seu valor em mais de R $1,8 milhão, o que representa 6 vezes o valor investido pelo município no software contratado.


Como características inovadoras desse trabalho podemos citar a inovação na forma de comunicação via software de relacionamento com contribuintes e também na unificação do cadastro de diversas secretarias, concessionárias de serviços públicos e dados externos. Esta inovação foi possível devido ao Marco Legal das Startups. Araguaína tornou-se o primeiro município brasileiro a realizar uma contratação usando o novo marco, o que permitiu trazer soluções mais eficientes, com qualidade e menor custo, beneficiando em última instância, o morador da cidade.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Como resultado, as comunicações utilizando as mídias sociais alcançaram aproximadamente 45% dos contribuintes, gerando um aumento da arrecadação tributário do município no valor de mais de R $1,8 milhão, o que representa 6x o valor investido pelo município no software.

 

Contato: José Ribamar Sousa Júnior - Coordenador de Ciê cia, Tecnologia e inovação

ribamar.junior@araguaina.to.gov.br


 

Projeto vencedor 4:

Organização: Prefeitura de Assaí

Cidade: Assaí - Estado: PR

 

Título do Trabalho: Ecossistema de inovação e transformação - Cidade pequena também pode ser inteligente

 

Assaí conta com uma instituição pública de ensino técnico profissionalizante que atende toda a demanda por ensino técnico da Região. A partir deste modelo de ensino técnico regional, o município buscou constituir um sistema de governança pública. Deste novo propósito, nasceu o Ecossistema de Inovação e Transformação Digital do Vale do Sol, atuando dentro de um conceito exclusivo de metagovernança.Parágrafo Novo


Na modalidade fechada, o Município instituiu uma literatura própria de Governo como Plataforma, designada de GOVSUN, abarcada em dados e ciências analíticas, constituindo cenários com ênfase em evidências, integrando políticas públicas e implementando novas tecnologias, como: Big Data; Cloud Computing; IA; e IoT. Como destaque da Plataforma, podemos citar os projetos de Praças Inteligentes e o apoio aos empresários PME através da implementação do marketplace público Shopping Digital de Assaí.


Na modalidade aberta, o ecossistema de inovação imerge em soluções de agrotechs e govtechs, contemplando ambientes de aprendizagem, cocriação, prototipagem e incubação, acelerando novos empreendedores locais, com foco no desenvolvimento institucional e na construção de novas vocações para dinamizar a empregabilidade local.


O Ecossistema de Inovação e Transformação Digital do Vale do Sol já nasce inovador, convergindo inovação aberta com inovação fechada, habilitando ambientes de experimentação por toda a cidade. Para acessar a Plataforma, cada cidadão recebe um Cartão, designado de ASSAÍ, dando acesso as políticas públicas, estimulando a economia comportamental através do uso de Nudges no loyalty  “Sou Assaiense”, constituindo, ainda, um novo meio de pagamento eletrônico na cidade, integrando os arranjos produtivos.


Assaí/PR, vem aproveitando sua característica de “Município Pequeno”, com seus 15 mil habitantes, para aplicar os principais modelos de maturidade para cidades inteligentes, consolidando painéis de controle preditivos e prescritivos, balizados nas principais métricas de metagovernança. Através da Plataforma GOVSUN, o Município se promove como um Governo baseado em evidências, reunindo um conjunto de atores, públicos e privados, conduzindo a cidade para ser a 1ª CIDADE CASHLESS DO BRASIL, e promovendo uma amostra-conceitual para o país das melhores práticas em cidades inteligentes.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Um impacto significativo deste ecossistema foi o salto no desenvolvimento educacional, ultrapassando a meta, atingindo a nota de 5.2 neste Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://youtu.be/oRiVce6hy1U


Contato: Igor Lima Freire Oliveira - Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - contato@igoroliveira.info

 


Projeto vencedor 5:

Organização: Prefeitura de Barueri

Cidade: Barueri - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Plataforma de treinamento EAD de Barueri com 1º curso no metaverso


A Plataforma de Treinamento EAD de Barueri é um projeto para capacitar funcionários municipais e cidadãos, para que todos tenham acesso a um ensino de qualidade que os auxilie no desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho atual e futuro. 


A plataforma de treinamento EAD de Barueri, aliada ao uso do metaverso, proporciona uma experiência única de aprendizagem, que estimula a interação e a criatividade dos participantes. Diferentemente dos demais cursos disponíveis, este projeto é pioneiro na região e já conta com + 700 inscritos.  Com as recentes mudanças no mercado de trabalho, é imprescindível que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. Nesse sentido, a plataforma de treinamento EAD de Barueri surge como uma solução inovadora e eficaz para a capacitação. 


Projetos como o CURSO no Metaverso: INTERNET E MARKETING DIGITAL - DO ZERO AO ATUAL - PRÁTICO, desenvolvido em realidade virtual, são fundamentais para quem deseja empreender ou alavancar sua carreira profissional. 


Os cursos abrangem diversas áreas, como gestão, tecnologia, Impressão 3d, Metaverso, Plotter, Podcasts, produção de Lives, entre outras. Com a facilidade do acesso online, os participantes estudam no seu próprio ritmo, sem prejudicar o desempenho de suas atividades diárias. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

O projeto proporcionou uma experiência inovadora e diferenciada de aprendizado, também democratizando o acesso à tecnologia e a capacitação para todos. Trata-se de uma oportunidade que é dada a pessoas de diferentes idades, origens e classes sociais, que aprenderam juntas e aprimoraram suas habilidades em áreas cada vez mais necessárias no mercado de trabalho atual. 


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://hubs.mozilla.com/link/2pQX2T5


Contato: Érika Alves  -  Coordenadora de Comunicação e Projetos de Inovação - inovacaobarueri@barueri.sp.gov.br

 


Projeto vencedor 6:

Organização: Prefeitura de Bauru

Cidade: Bauru - Estado: SP


Título do Trabalho: Construção da Cidade Inteligente e ferramenta Geopixel de gestão do território


Plataforma tecnológica baseada em Sistemas de Informações Geográficas (GIS) para gestão e o planejamento territorial, com diversas funcionalidades. Devido à intensa dinâmica de crescimento territorial urbano, o município investiu recursos no aprimoramento da gestã, desenvolvendo uma plataforma tecnológia baseada em uma robusta ferramenta corporativa de acesso via WEB e modalidade de softare como serviço (SaaS), oferecendo diversas funcionalidades. 


O projeto de modernização administrativa alcançou objetivo estratégico de entender quais são e onde precisam ser aplicadas as ações de políticas públicas e de gestão dos recursos públicos do município, uma vez que a centralização de informações, em um ambiente corporativo, permite uma otimização e tomada de decisão mais assertiva. A solução disponibilizou bases geográficas de confiabilidade, integrando imageamentos de altíssima resolução para todo o território do município. Nesse contexto, foi ainda realizado mapeamento móvel terrestre 360°caracterizando as vias públicas e a infraestrutura de todos os imóveis do município, assim como de unidades educacionais públicas, geocodificação dos alunos e servidores da rede de educação e  de saúde pública, postes de iluminação pública, semáforos e rotas de serviços, abrangendo transporte escolar, coleta de lixo e demais vistorias.
 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Integração de bases geográficas assertivas e de qualidade integrando imageamentos de altíssima resolução para todo o território do município,implantação da Plataforma Geopixel Cidades® contemplando 136 camadas de informações espacializadas com mais de 330 usuários ativos na plataforma;  disponibilização de 12 sistemas mobile para as equipes internas da prefeitura e 3 certidões automatizadas aos munícipes; atualização do cadastro territorial multifinalidade de aproximadamente 230.000 unidades imobiliárias, identificaão de novas construções, aumento de edificações e supressão de áreas construídas; realização de mapeamento móvel terrestre 360° caracterizando as vias públicas e infraestrutura de todos os imóveis municipais; decodificação de 19.252 alunos da rede pública de ensino municipal; condução de completa atualização do cadastro territorial multifinalitário; aumento da eficiência das equipes de fiscalização; redução expressiva do uso de papel pelos servidores, permitindo uma maior agilidade e transparência no atendimento aos cidadãos.

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.youtube.=om/watch?v=3ctmxVkDX6s


Contato: Everton Basílio - Secretário de Economia e Finanças - evertonbasilio@bauru.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 7:

Organização: Prefeitura de Belo Horizonte

Cidade: Belo Horizonte - Estado: MG

 

Título do Trabalho: Política de resiliência climática de Belo Horizonte

 

As mudanças climáticas são uma realidade sem precedentes na história do planeta, e os estudos evidenciam o aquecimento. Belo Horizonte, assim como todas as grandes cidades do mundo, é diretamente afetada, de diversas formas, pelas mudanças no clima. Os municípios possuem um papel fundamental na implantação de políticas públicas de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas, portanto, evitar supressões arbóreas, investir no reflorestamento, na arborização urbana e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis, reduzir o consumo de energia, primar pela eficiência energética, praticar e fomentar a política dos 3Rs (reduzir, reaproveitar e reciclar materiais), empregar tecnologias de baixo carbono e melhorar o transporte público com baixa emissão de gases de efeito estufa são algumas das muitas possibilidades.


Neste sentido, desde 2006, Belo Horizonte possui ações relativas às mudanças climáticas, articuladas pelo Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência - CMMCE, criado nesta época. A cidade tem hoje inventários anuais de GEE referentes a uma série histórica de 21 anos, de 2000 a 2021, e desde 2014, tem um Plano de Redução de Emissões (PREGEE), que foi revisto em 2020. Em 2016, foi realizada a Análise de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas do Município de Belo Horizonte e, em 2022, o lançamento do Plano Local de Ação Climática, estando em tramitação na Câmara Municipal o projeto de lei sobre a Nova Lei do Clima. Belo Horizonte, de forma coletiva e integrada, tem caminhado na implementação de medidas que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio da gestão dos resíduos, o uso de energias renováveis, o planejamento urbano e o uso do solo, com incentivo à adoção de práticas mais sustentáveis.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

  • Implementação de jardim de chuva no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado;
  • Implementação de Centro Educativo sobre Mudança do Clima e Energia;
  • Aumento do índice de permeabilidade do solo no município, tanto em áreas públicas como em áreas particulares, conforme previsto no Plano Diretor (Lei 11.181/2019);
  • Plantio de 40.000 árvores nos últimos três anos;
  • Implementação de 6 miniflorestas, por meio do plantio adensado de árvores;
  • Execução de um processo de planejamento que reflita as reais necessidades da população, ao criar eixos estratégicos que enfatizam a justiça climática;
  • Sensibilização e engajamento de diversos órgãos da administração pública;
  • Incremento da comunicação sobre meio ambiente e mudanças climáticas;
  • Criação de parâmetros de planejamento urbano e ambiental para médio e longo prazos.

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1G7ID9pCSBE3q8W77YuqLUtLadRs7ElJK/view?usp=share_link

 

Contato: Lêda Eleto França - Diretora de Planejamento Estratégico Ambiental - dpea@pbh.gov.br


 

Projeto vencedor 8:

Organização: Prefeitura de Caraguatatuba

Cidade: Caraguatatuba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Vacina Caraguá

 

As quantidades de vacina enviadas aos municípios eram sempre inferiores ao necessário. Filas e ocorrências de situações de conflitos eram noticiadas em todos os veículos de imprensa. Pessoas retornavam para suas casas sem conseguirem vacinar-se e expostas ao vírus, em razão da aglomeração. Era necessário promover a transparência na vacinação e afastar privilégios no acesso à vacina num momento em que diversos municípios eram investigados por suspeitas de pessoas corrompendo o processo. 

 

O município de Caraguatatuba deu um passo a frente utilizando tecnologia inteligente, quando implantou unidades de saúde interligadas via fibra ótica, equipadas com computadores inclusive nas salas de vacina. Implantou a Central de Relacionamento 156, ferramenta fundamental para o agendamento digital. Criou-se uma fila virtual com data de protocolo aberto e fator moderador de faixa etária e demais regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O projeto utilizou business intelligence por meio de um dashboardcom os dados cadastrados, possibilitando analisar a demanda pela vacina e tomar decisões mais assertivas para  imunizar com celeridade o maior número de pessoas do município.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Gerenciamento eficaz do estoque de vacinas contra COVID-19, distribuição das doses para as unidades de saúde realizada conforme os cadastros dos pacientes referenciados e contemplados para cada remessa, com celeridade e antecipando em até sete anos as faixas etárias se comparada com as faixas etárias informadas pelo estado. A análise dos dados cadastrados permitiu saber quantas pessoas, por faixa etária, de fato precisavam receber a vacina. Isso foi realizado sem aglomeração e evitou-se a exposição da população ao vírus, pois o sistema informou dia e horário para o munícipe apresenta-se na unidade de saúde, considerando o tempo necessário para cada aplicação. Foi também criado um banco de dados das doses aplicadas, sendo possível a consulta, por autoridades fiscalizadoras, das informações de quem e quando recebeu a imunização. Além disso, era possível extrair os quantitativos para compor o “Vacinômetro” que era amplamente divulgado à população.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1CIs8mG00Uf5u8HYblIqtCb9tImSgmSve/view?usp=sharing

 

Contato: Lígia Arouca - Diretora da Secretaria de Tecnologia da informação - ligia.arouca@caraguatatuba.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 9:

Organização: Prefeitura de Coronel Frabriciano

Cidade: Coronel Frabriciano - Estado: MG

 

Título do Trabalho: Economizar para transformar - Promovendo a economicidade do recurso público e transformando vidas através da mudança de cultura

 

Uma das grandes dificuldades da gestão municipal foi conseguir implementar uma nova cultura interna e externa, buscando o reequilíbrio econômico e financeiro para a compra de produtos e serviços, cujo aumento de preços tenha ocorrido em razão de fato superveniente do mercado. Dada a complexidade da matéria concernente à análise dos pedidos de reequilíbrio, bem como o fluxo de requerimentos protocolados, que ascenderam em uma escala crescente, julgou-se imprescindível a criação da Comissão de Reequilíbrio Econômico Financeiro. Para tanto foram agregados servidores dos setores de licitação, financeiro, orçamento e jurídico.

 

A partir de então foi possível realizar análises criteriosas da economia e do mercado, bem como dos procedimentos das compras do Município. Foram criados fluxos internos de trâmites e padrões de análise para reequilíbrio econômico e financeiro, de modo a ser mais transparente no processo, observando a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, segregação de funções e compliance.

 

A Comissão criada passou a ser de grande relevância para o Município. Ela é respeitada e independente. Todas as decisões são tomadas de forma imparcial, levando em consideração os requisitos técnicos e legais. As análises da volatilidade do mercado, realizadas pela Comissão, geram grande economia para o Município, porquanto somente opina favoravelmente, em relação ao realinhamento de preços, apenas de produtos/serviços que sofreram alguma alteração, em razão de fatos supervenientes ou de álea extraordinária que, consequentemente, proporcionam economicidade no gerenciamento do recurso público.

 

Em 2022 a Comissão proporcionou uma economia do recurso público no valor de R$ 1.228.573,09. Nesse sentido, realizando a despesa consciente com base na demanda municipal, requerendo bens e serviços de qualidade e arcando com o preço favorável tanto para gestão pública quanto para o fornecedor, o município angaria a promoção de um serviço eficiente e eficaz para os munícipes. Há de se destacar também a mudança cultural obtida nas secretarias gestoras dos contratos, bem como de todos os fornecedores.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

A economia gerada fica disponível para ser revertida em investimento para o município, cumprindo com a missão desta gestão: promover uma gestão pública de excelência, visando a satisfação dos cidadãos com participação popular e sustentada em práticas modernas de governança, valorizando e respeitando o servidor, o meio ambiente e os aspectos socioeconômicos e culturais, transformando a vida dos moradores da Município.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1KKCqA5pk3jgdDwvD3NTdpcXCPUFZZ9Lf/view?usp=share_link

 

Contato: Dandara Campos - Ger. de Compras  - dandaraandradecampos@gmail.com


 

Projeto vencedor 10:

Organização: Prefeitura de Esteio

Cidade: Esteio - Estado: RS

 

Título do Trabalho: Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Esteio

 

Esteio é o menor município do Rio Grande do Sul em área. A falta de território para instalação de grandes empresas é um desafio para o futuro do município. A solução está em buscar alternativas em setores que promovam inovações ocupando menores espaços.

 

Assim, em 2020 foi sancionada a Lei Municipal nº 7.635, instituindo a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Esteio, que tem como objetivos acelerar o desenvolvimento econômico, social e ambiental; incentivar as atividades tecnológicas e de inovação, bem como a produção científica; ampliar a competitividade do município e das empresas nele instaladas; cooperar para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação; qualificar os serviços públicos municipais; integrar ações do setor público, privado e academia; fomentar o empreendedorismo de inovação; e incentivar o surgimento de startups de base tecnológica.


A lei estabeleceu três mecanismos para alcançar suas propostas:

  • o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que é o responsável por auxiliar a Administração Municipal na execução e no acompanhamento dessa política. É composto por representantes da Prefeitura, de instituições de Ensino Superior, de escolas técnicas, de associação representativa dos setores industrial, comercial e de serviços, de empresas e de parques, polos ou incubadoras tecnológicas;
  • o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por finalidade apoiar planos, estudos, projetos, programas, serviços tecnológicos e de engenharia, capacitação de recursos humanos nas áreas da tecnologia e empreendedorismo de inovação, eventos e outras ações relacionadas à execução da política; e
  • as Unidades de Governança Estratégica, que poderão ser criadas quando da implantação de projetos de longa duração em ciência, tecnologia e inovação, facilitando a articulação entre setor público, privado e acadêmico.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Desde a instituição dessa Política, a Prefeitura firmou contratos de prestação de serviço de assessoria e incubadora tecnológica na cidade do Feevale Techpark, da Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS), e para instalação no Município de Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), ligada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS). Ambas as instituições promoveram, desde 2021, seleções para incubação de empresas ou ideias de negócios em suas unidades esteienses, com 15 iniciativas selecionadas. Essas ações aproximam o setor público e as instituições de Ensino Superior, com oferecimento de formações e assessorias para desenvolvimento de empresas e ideias de negócios na cidade, sem custo para os empreendedores.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.esteio.rs.gov.br/noticia/17903/

 

Contato: Eduardo Baratto Leonari - Coordenador da Secretaria de Governança e Gestão - governancaesteio@gmail.com


 

Projeto vencedor 11:

Organização: Prefeitura de Florianópolis

Cidade: Florianópolis - Estado: SC

 

Título do Trabalho: Floripa Mais Tech

 

Projeto destinado a formar novos profissionais nas áreas de tecnologia, envolvendo 3,5 mil pessoas acima de 14 anos de idade, dando a oportunidade de mergulhar no universo da tecnologia e se prepararem para as profissões do futuro de forma gratuita prática. 

 

O programa conta com jogos digitais, cursos e trilhas de aprendizgem na área tecnológica. Constituído com Aulão do Futuro, onde profissionais renomados do mundo da tecnologia vão explicar todos os detalhes do programa; Início da Jornada, com Cursos de introdução à tecnologia de acordo com o nível de conhecimento; Trilhas Rápidas, com direcionamento para as trilhas de aprendizagem em tecnologia, aulas ao vivo, exercícios práticos e diversos desafios; Formação Profissional em Tecnologia, com cursos de formaão em tecnologia de acordo com o perfil de desempenho de cada inscrito.

 
Os alunos da Rede Municipal de Florianópolis com idade entre 10 a 13 anos, participam do programa chamado Jornada Kids, uma trilha de aprendizagem especial, ofertada dentro das escolas municipais para todos. As atividades do Floripa Mais Tec foram realizadas em sala de aula objetivando estimular o aprendizado tecnológico dos pequenos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais às profissões do futuro. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Na Jornada Kids (10 à 13 anos), foram atendidas 34 escolas, com palestrantes dando 111 palestras, no qual 9.167 alunos do 5 º ao 8º ano foram mobilizados e destes, 3.081 alunos e 74 professores capacitados. No aulão do Futuro, 06 convidados (apresentadores e palestrantes), através de 10 pontos de transmissão, com 3.702 participantes (online+presencial). Ao todo, foram mais de 20 mil sensibilizados, sendo mais de 10 mil inscritos no programa.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://floripamaist=c.pmf.sc.gov.br/

 

Contato: Maurício Fernandes Pereira - Secretário Municipal de Educação - gabinete@sme.pmf.sc.gov.br


 

Projeto vencedor 12:

Organização: Prefeitura de Garopaba

Cidade: Garopaba - Estado: SC

 

Título do Trabalho: Garopaba em Ação: Cidade planejada com inovação e sustentabilidade

 
O Garopaba em Ação é um programa de desenvolvimento sustentável que constrói uma cultura harmoniosa entre os diversos aspectos da cidade, levando em consideração as complexidades que envolvem a dinâmica do meio ambiente, do ser humano, da economia e da sociedade. Exatamente por isso, não é um projeto estanque, é um plano em constante aprimoramento e que conta com a participação da população.

 

Em pouco tempo de atividade, o programa já atingiu indicadores positivos em diversas áreas. Além disso, tornou-se referência nas ações realizadas na cidade. Recentemente o município de Garopaba foi um dos finalistas do prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Sustentabilidade.

 

Por meio de um planejamento estratégico alinhado à agenda 2030 e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa Garopaba Em Ação permitiu a execução de projetos e iniciativas em um grau de maturação muito maior que os programas tradicionais, visto que todas as iniciativas nascidas dele se iniciam com um processo de motivação explícita, evoluem para um estudo de caso, promovem um debate prévio e finalizam com a análise de viabilidade econômica, social e ambiental, que permitirão medir os impactos gerados pelo programa.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Foram realizadas obras e outras ações de grande escala em praticamente todas as áreas da administração pública, abrangendo saúde, educação, segurança, meio ambiente, tecnologia e demais setores envolvidos. Programas e projetos que quando executados resolvem problemas crônicos através de alternativas inovadoras e sustentáveis.


Para a execução do Garopaba em Ação se estabeleceram parcerias com a administração pública municipal, contando com o envolvimento diretos dos programas e projetos de nível estadual e federal, através do repasse de recurso. De maneira indireta, associações e organizações do terceiro setor também participaram, de acordo com o programa aplicado.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://garopabaemacao.com.br/

 

Contato: Roberto Bento - Secretário-Executivo de Gestão Eletrônica - dti@garopaba.sc.gov.br


 

Projeto vencedor 13:

Organização: Prefeitura de Hortolândia

Cidade: Hortolândia - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Desburocratização para o cidadão e eficiência para a gestão - Aprovação Online Geopixel

 

Hortolândia estabeleceu para 2023 um ambicioso projeto estratégico para a modernização de sua administração. Dentre as metas, encontrava-se a digitalização de processos de aprovação de projetos de obras e a concessão de habite-se. A maioria dos processos de alvarás de construção, reforma ou demolição, necessitam de uma análise que pode resultar em retrabalho, para os servidores do município.

 

Em parceria com a empresa Geopixel, foi desenvolvida uma solução inovadora e inédita no mercado, mantendo a mesma qualidade e profundidade da análise que a Prefeitura necessita. Essa solução tem por objetivo tornar a aprovação de projetos de obras e habite-se 100% digital e online, impactando diretamente a desburocratização dos processos.


A solução desenvolvida eliminou a necessidade de impressão física de documentos na rotina dos servidores públicos e dos escritórios de projetos (engenheiros e arquitetos), que antes davam entrada nos processos de forma analógica (papel) e presencialmente no setor de protocolo do Paço Municipal. Esses procedimentos foram substituídos por análises de projetos 100% online por meio do site do município.


A solução tem proporcionado maior conforto e facilidade para os cidadãos, bem como maior eficiência e agilidade para a tramitação dos processos internamente na prefeitura. É uma solução 100% sem papel, que contribui para a sustentabilidade e meio ambiente, além de agilizar os processos da gestão, simplificando demandas como a alteração de responsável técnico, ampliação, adaptação, anexação, cancelamento de processo, certidão de obra não iniciada, construção, demolição, habite-se, regularização, renovação de alvará, etc.


Além disso, mensalmente o município tem a obrigação de enviar ao Governo Federal, até o dia 10 ou o primeiro dia útil anterior, todos os Alvarás de Construção e documentos de Habite-se concedidos no mês anterior. Para facilitar os seus processos, a solução foi customizada para enviar de forma automática todos os documentos necessários para o Governo Federal, com completa Integração com o SISOBRAS, evitando dessa forma o pagamento, pela Prefeitura, de multas por atraso na entrega.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

A solução ao longo de 3 meses já desburocratizou mais de 700 processos, com mais de 22.000 acessos e 600 usuários.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://aprovacaoonline.hortolandia.sp.gov.br/login.html

 

Contato: Rúbia Mara Rossi Ferreira - Diretoria de Tecnologia da Informação - rubia@hortolandia.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 14:

Organização: Prefeitura de Joinville

Cidade: Joinville  - Estado: SC

 

Título do Trabalho: Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas (DSMH): O mecanismo de Joinville-SC para aplicação das faixas marginais de cursos de água urbanos

 

Projeto para preservar a função ecológica e flexibilizar áreas de caráter irreversível, atendendo ao desenvolvimento urbano sustentável e tendo em vista a função de drenagem urbana, estabelecendo o regramento para o estudo técnico exigido na legislação federal. Seguindo a metodologia do projeto, o interessado particular faz o requerimento, elabora o estudo, apresenta à Secretaria de Meio Ambiente para aprovação e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, seguindo para homologação por decreto. 


O Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas foi o estudo técnico sustentável de Joinville para aplicar recuos nos corpos d'água urbanos. Fragmentar as sub-bacias hidrográficas em microbacias foi diferencial, para qualificação tecnica, a função ecológica determinante, garantindo assim a comunhão entre preservação e desenvolvimento.


O sistema adotado no Município de Joinville é inovador porque evitou a prática convencional que seria centralizada na construção da políticas públicas e desde o início implementou uma espécie de parceria público e privado, sem constituir PPP, baseada no diálogo e na constituição de uma relação de confiança entre as partes. Ademais, auxiliou na gestão mais eficiente das ocupações no perímetro urbano, evitou demolições e realocações, integrando a informações de drenagem urbana na proposição dos recuos das novas ocupações e mantendo a preservação dos recursos hídricos nas regiões preservadas próximos às nascentes. 


A implementação por completa no ambiente eletrônico foi oura conquista. O site da prefeitura passou a ser o principal canal de comunicação dos cidadãos. A recepção e tramitação dos estudos ocorre pelo sistema Sistema Eletrônico de Informações (SEI), foram desenvolvidas nas camadas no sistema de geoprocessamento municipal (Simgeo). 

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Após 11 meses de implementação, das 216 microbacias, 25% foram aprovadas, 19% estão em estudo e as demais disponíveis para estudo. Um total de 134 autorizações foram expedidas com lei municipal. 

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://youtu.be/Dozh00ScojE

Contato: Brayam Luiz Batista Perini - Gerente de Licenciamento Ambiental - brayam.perini@joinville.sc.gov.br


 

Projeto vencedor 15:

Organização: Prefeitura de Jundiaí

Cidade: Jundiaí - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Implantação do Software "Alertas da Primeira Infância"

 

A plataforma Alertas da Primeira Infância auxilia na identificação de pessoas em situações de vulnerabilidade. A plataforma integra dados de três áreas, sendo: saúde, assistência social e educação, apoiando o desenvolvimento de ações intersetoriais e envolvendo profissionais desde a gestão até o servidor da ponta.  A plataforma usa os dados para tomada de decisão para identificar se uma gestante falhou na consulta pré-natal, por exemplo. Com isso, as redes de apoio do município realizam buscas ativas e resolvem eventuais problemas previamente detectados via plataforma.


Ao utilizar a plataforma Alertas da Primeira Infância, Jundiaí escolheu adotar quatorze alertas de risco, gerando uma base de dados ampla e que possibilite o desenvolvimento de políticas integradas: 

  • Crianças fora da escola; 
  • Demanda pelo programa federal Criança Feliz;
  • Criança em atraso na consulta de puericultura;
  • Gestante em atraso de consulta de pré-natal;
  • Gestante que não realizou teste de HIV;
  • Gestante que não realizou teste de sífilis e gestante que não realizou consulta odontológica.

 

Estes são alguns dos "alertas" emitidos diretamente aos servidores das Unidades básicas de saúde, CRAS (equipamentos da assistência social) e Gestão da Educação, conforme necessidade de cada alerta gerado. 

 

A inovação está no processo de ação executado, pois a  plataforma transforma a cidade em um grande laboratório de verificação dos impactos positivos das políticas e ja mapeia centenas de mazelas que carecem de atenção e pró-atividade por parte da gestão. Quanto mais rápido o governo se antecipa [no caso da primeira infância que é a prioridade], mais a cidade ganha em qualidade do desenvolvimento das crianças e seus responsáveis.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Importante redução dos casos relacionados aos 14 alertas parametrizados. Desde Agosto de 2022  até Abril de 2023, com mais de 10 mil alertas emitidos,onde 2.416 foram concluídos pelas equipes setoriais, 292 em aberto e 224 já em atendimento.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://jundiai.sp.gov.br/n=ticias/2023/02/10/plataforma-alertas-da-infancia-e-entregue-ao-municipio-c=m-13-alertas/

Contato: Jones Henrique Martins - Secretário Adjunto de Governo - jhmartins@jundiai.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 16:

Organização: Prefeitura de Maceió

Cidade: Maceió - Estado: AL

 

Título do Trabalho: Saúde da Gente: Programa Saúde Itinerante em Maceió

 

Nos sistemas de saúde, o grande desafio é minimizar a demanda reprimida que influencia diretamente na ampliação do acesso universal aos referidos serviços assistenciais que devem ser disponibilizados universalmente pelo SUS. 


O programa Saúde da Gente, contribui por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, abrangendo os temas saúde da mulher, saúde clínica, saúde animal, saúde mental e infantil, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

 
O programa é realizado por meio de ações e serviços de saúde que identificam possíveis complicações nas doenças, investindo em ações de promoção da saúde, na produção de autocuidado, convivência, cidadania e saúde, já que grande parte dele acontece. de interações sociais, articulando redes de saúde para o cuidado integral. Na temática da saúde mental, o programa tem como objetivo propor novas possibilidades de abordagem e atuação profissional em relação à cidadania da pessoa com transtorno mental. 


Na saúde da mulher, uma assistência integral, de qualidade e resolutiva, que atenda às necessidades da mulher, por meio de ações preventivas de saúde, possibilitando resolutividade neste ponto da Rede.  Na saúde pediátrica são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados infantis, assumindo o compromisso de proporcionar qualidade de vida para que as crianças cresçam e desenvolvam todo o seu potencial. 

 

A iniciativa é pioneira no país e mostra cuidado em todas as fases de implantação: a proposta inclusiva, o desenho de uma estrutura itinerante, a rede multidisciplinar de atendimento, o roteiro de implantação e a possibilidade de adaptabilidade.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Mais de 200.000 atendimentos realizados em 15 comunidades, com previsão de  atendimento de outras 500.000 pessoas em mais 90 comunidades de baixa renda, proporcionando 100% de cobertura na área da saúde de Maceió, contando com 400 profissionais envolvidos.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://maceio.al.gov.br/noticias/sms/saude-da-gente-ja-atendeu-quase-40-mil-maceioenses

 

Contato: Antonio Carvalho e Silva neto - Secretário de Governança antonioggov@gmail.com


 

Projeto vencedor 17:

Organização: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Cidade: Mogi das Cruzes - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Programa Mogi Cidade da Criança

 

Projeto de Política Pública Intersetorial voltado para o desenvolvimento de cidade inteligente e amigável à infância e à Primeira Infância. A iniciativa inclui as seguintes ações:

  • Espaços de Brincar: construídos com base na participação social das próprias crianças;
  • Escola Viva Jundiapeba: complexo escolar em um dos bairros mais vulneráveis da cidade;
  • Parques Naturalizados;
  • Vagalume Saúde Infantil | Atendimento humanizado;
  • Pesquisa da Qualidade do Ar;
  • Detetives do Nosso Bairro | DNB;
  • Alertas da Primeira inf6ancia.

 

O Programa Alertas da Primeira infância merece um destaque porque tem como objetivo fortalecer a cultura de dados, com foco na implantação de sistemas de monitoramento da primeira infância. Identificar crianças e gestantes em situação de risco através da integração de dados coletados na prestação de serviços de Assistência Social, Saúde e Educação. Alguns exemplos dos alertas: Gestantes com pré-natal em atraso e Gestantes sem resultados de exames relacionados ao pré-natal, dentro outros.

 

O plano intersetorial reúne diversas frentes e traz metas e estratégias para atender às necessidades das crianças, corroborando ações já em andamento e apresentando novas propostas. A cidade se posiciona como pioneira no Brasil ao criar uma Coordenadoria da Primeira Infância, evidenciando seu compromisso em promover um desenvolvimento sustentável e preparar as próximas gerações.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Preocupação com o meio ambiente através de projetos como a Pesquisa da Qualidade do Ar e os Parques Naturalizados que mostram uma preocupação com a sustentabilidade e a criação de ambientes saudáveis para as crianças, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade e a conscientização ambiental das futuras gerações; A melhoria na qualidade de vida das crianças, pois o programa visa criar ambientes mais acolhedores, seguros e estimulantes para as crianças contribuindo para seu desenvolvimento integral e bem-estar; Redução de desigualdades, já que foca em áreas vulneráveis e no atendimento a crianças e gestantes em situação de risco, contribui para a redução das desigualdades sociais e melhora as condições de vida dessas populações; Fortalecimento da educação,  criando espaços como a Escola Viva Jundiapeba e a promoção de atividades educativas melhora a qualidade da educação, assim como estimulando o envolvimento das crianças no aprendizado.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1zrnXA775Fr6a07g2dJBvrBI5V9BPfX03/view

 

Contato: Severino Neto - Secretário de Transparência e Dados Abertos - severinoneto@mogidascruzes.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 18:

Organização: Prefeitura de Morrinhos

Cidade: Morrinhos - Estado: GO

 

Título do Trabalho: Educação Inovadora

 

A principal proposta inovadora implementada na educação de Morrinhos, foi dar prioridade às ações pedagógicas que vão convergir para a personalização da aprendizagem, orientada para respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno. Para tanto foi constituída uma força tarefa para que as 20 escolas municipais de Morrinhos estivessem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, buscando reduzir ao máximo as desigualdades no ensino ofertado e garantindo aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos. Para tanto, foi implantado um Sistema de Governança Educacional, com material didático e formação de professores, laboratórios de informática, acompanhados da disponibilização de internet de alta qualidade nas escolas, Além disso foram adquiridas lousas digitais para todas as salas de aula e implantado um sistema de reconhecimento facial nas escolas. 

 

Com o novo Sistema de Governança Educacional adotado pela município de Morrinhos, foi possível proporcionar aos alunos experiências educacionais inovadoras que vão além da sala de aula, pois é muito importante que o aluno explore outros espaços que contribuam com o processo de aprendizagem. Isso amplia o conhecimento do indivíduo, além de tornar as aulas mais produtivas e engajadas. E é justamente isso que se pode observar hoje na Educação de Morrinhos. Alunos mais motivados, com senso crítico.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Como resultado as notas dos alunos melhoraram muito, ao mesmo tempo que eles descobrem novas habilidades que farão a diferença na escolha de sua profissão futura. Morrinhos vem obtendo reconhecimento público expressivo a partir da adoção do novo Sistema de Governança Educacional com a premiação de seus professores.

 

No Prêmio Professor Destaque etapa Público uma professora de Morrinhos foi reconhecida como a melhor professora, concorrendo com mais de 50 professores do Brasil. No prêmio Educador Transformador do Sebrae, 5 professores do Município foram reconhecidos nacionalmente.

 

Professores motivados e alunos desenvolvendo habilidades para o futuro: esse é o principal resultado da proposta da Educação Inovadora de Morrinhos.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.facebook.com/semed.morrinhos.3

 

Contato: Rosilda Moreira da Silva - Secretária de Educação - pedagogicosemed@outlook.com


 

Projeto vencedor 19:

Organização: Prefeitura de Osasco

Cidade: Osasco - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Programa Osasco Sem Papel: a trajetória da cidade de Osasco rumo à inovação administrativa

 

A cidade de Osasco implementou o Programa Osasco Sem Papel, projeto com o objetivo de digitalizar documentos internos, introduzir fluxos em uma plataforma digital e diminuir o uso de papel no âmbito da Prefeitura. Este trabalho apresenta, por sua vez, a conexão entre um programa com o conceito de ESG (ambiental, social e governança, em português), apresentando o quanto essas iniciativas estão correlacionadas, interligando as ações públicas com os conceitos de sustentabilidade institucional.

 

O documento utilizou relato histórico, trazendo todos as etapas implementadas até o momento e apresenta quais as inovações implicadas com sua finalização. 


Correlacionando sua aplicação com o conceito de ESG, este tipo de construção apresentou efeitos significativos, com foco em eficientização da máquina pública, sustentabilidade dos programas e inovação dos fluxos de processos.

 

Todos estes aspectos estão interligados na estratégia de aderência e implementação do Programa Osasco Sem Papel, que por sua vez, tem como objetivo desenvolver as suas iniciativas de forma que elas sejam integradas aos processos da prefeitura, trazendo maior eficiência para o desenvolvimento dos trabalhos. 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

 Os serviços ganharam mais eficiência, foram dotados de fluxos próprios na lataforma digital e passaram a funcionar eficazmente como um repositório de documentos, trazendo maior transparência e agilidade na produção de documentos oficiais, assim como no uso e disponibilização das informações públicas.


Link para um site ou um vídeo explicativo: http://www.protocolo.osasco.sp.gov.br/#/login

 

Contato: Talita Bottas de Oliveira - Diretora de Governança, Projetos e Inovação - luana.setide@osasco.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 20:

Organização: Prefeitura de Pindamonhangaba

Cidade: Pindamonhangaba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Programa Cidade Inteligente

 

O Programa Cidade Inteligente tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e digital do município, fomentando direta e indiretamente áreas como economia, educação, saúde e segurança. Pindamonhangaba buscou o conceito de Smart City de modo ampliado, no qual o cidadão precisa ser inteligente e evoluir junto com a cidade. A verdadeira cidade inteligente é feita por pessoas e para pessoas. Portanto, considerando todas as ações e projetos desenvolvidos e os avanços alcançados, iniciou-se o processo de busca pela Certificação da ABNT para Cidades Inteligentes, definida nas Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123. Em 25 de janeiro de 2023, Pindamonhangaba recebeu o Certificado na primeira das 3 normas, 37120 - Indicadores de Serviços Municipais e Qualidade de vida para Cidades Comunidades Sustentáveis, no nível Platina, certificando mais de 90% dos indicadores. Pindamonhangaba é a segunda cidade certificada como inteligente no Brasil, e primeira dentre os municípios de médio porte.

 

A cidade é caracterizada pela desburocratização, contanto com soluções digitais para quase todos os serviços municipais, que já economizaram cerca de US$ 20 milhões de dólares, com um crescimento anual de mais de 20%. Atualmente o município busca o aprimoramento das ações, caminhando para a implantação de uma Escola de Tecnologia voltada à vocação econômica da cidade, além da implementação de um condomínio aberto de inovação e aceleração da tecnologia 5G. Com isso, Pindamonhangaba tornou-se referência nacional na implementação de Smart City.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

O Programa Cidade Inteligente facilitou a desburocratização por meio de sistemas on-line aplicados em todos os segmentos. Adota também um sistema de segurança de dados regulamentado por um Decreto Municipal baseado na LGPD.

 

Compõe o Programa Cidade Inteligente a Ouvidoria digital e uma nova plataforma de educação com sistema de ensino híbrido. A área da saúde está totalmente informatizada, integrada e humanizada por meio de sistema de agendamento e acesso aos prontuários.

 

Como parte do Programa a Prefeitura disponibilizou 110 pontos de Wi-fi; instalou 1.285 câmeras de monitoramento com sistema inteligente (IA) em todas as entradas e saídas da cidade e semáforos inteligentes; disponibilizou 1.408 chromebooks e 116 telas interativas nas Escolas Municipais, impactando aproximadamente 10.000 alunos; instalou e mantém um Centro de Segurança Integrado e 3 Mini Centros em localidades estratégicas; e todos os tributos municipais são emitidos por meio digital, com acesso por atendimento eletrônico e totens interativos de auto atendimento.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=9wpybfMXL4Y&t=118s

 

Contato: Danilo Velloso - Secretário de Tecnologia e Inovação - setip@pindamonhangaba.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 21:

Organização: Prefeitura de Ribeirão Preto

Cidade: Ribeirão Preto - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto 2022

 

Plano de Mobilidade  na área urbana da cidade,  tornando o transporte público confiável, seguro e confortável, possibilitando que munícipes tenham maior adesão ao transporte coletivo, bem como às vias, calçadas e demais infraestruturas urbanas com segurança e acessibilidade dos pedestres e ciclistas, com sustentabilidade, observando riscos e impactos, além do consumo coerente de recursos a partir de análises integradas e soluções que promovam a justa distribuição de benefícios.

 

O projeto promove uma real transformação na divisão modal local buscando equilibrar a atual matriz de viagens, que possui apenas 33% dos deslocamentos realizados por modos sustentáveis de transporte. As metas definidas buscam levar esse patamar a 53%.

 

As diretrizes que norteiam o futuro da mobilidade urbana no município de Ribeirão Preto estão pautadas nos direcionamentos apresentados pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012) e no Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº 2.866/2018). Fundamentam-se, desta forma, as bases para uma discussão responsável acerca da mobilidade urbana municipal, o que viabiliza a readequação da estrutura básica criada. 

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Maior mobilidade para os cidadãos, com transporte público coletivo de qualidade; mobilidade ambientalmente responsável, mobilidade inteligente e eficiência logística com ruas acessíveis e mais seguras dentro do conceito de cidade ciclável, com uso racional do automóvel, conforto e conveniência do transporte público coletivo, modicidade tarifária do transporte público coletivo, baixo impacto ambiental dos sistemas de transporte urbano, monitoramento da mobilidade urbana, transporte de cargas em harmonia com as atividades urbanas e inclusão de usuários regionais aos sistemas de transporte local.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/planejamento15

 

Contato: Alessandro Hirata - Secretário da Casa Civil - ahirata@ribeiraopreto.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 22:

Organização: Prefeitura de Rio Negro

Cidade: Rio Negro - Estado: PR

 

Título do Trabalho: Rio Negro cidade segura

 

Rio Negro Cidade Segura é um programa de caráter preventivo que requer a manutenção de uma Central de Vídeo Monitoramento para a coleta, armazenamento e entrega das imagens que auxiliarão as investigações de delitos e crimes.

 

Através de convênio com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, opera de forma integrada mais de 400 câmeras, espelhadas por um videowall que, quando necessário, são solicitadas para o auxiliar na conclusão de inquéritos policiais. Com isso, evita-se que as polícias percam tempo na análise de imagens.`Beneficia também diretamente o cidadão, que tem acesso ao sistema de monitoramento por meio digital. Com um clique é possível enviar uma solicitação de imagens, mediante critérios pré-estabelecidos, como o Boletim de Ocorrência e a identificação.

 

Esse serviço teve 1.218 registros de acesso de agosto a dezembro de 2022.
A Rota Patrimonial nasceu da verificação de que nossos vigilantes do patrimônio público poderiam, se houvesse locomoção, fazer rondas em uma rota fixa e auxiliar na prevenção de ações criminosas ao invés de permanecerem em guaritas fixas.


Somando as duas ações - Central de Videomonitoramento e Rota - surgiu a Patrulha Patrimonial que além da Vigilância, faz atendimento empático ao cidadão, com um carro caracterizado. Além disso, foi criada uma Política Pública com a participação dos atores políticos, comprovando que a inovação depende da ação humana na sua execução, pois, além de monitorar, a central entrega imagens e integra a comunidade com um carro plotado e visualizado tornando-se assim partícipe do dia a dia da cidade.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

O Rio Negro Cidade Segura auxilia na conclusão de inquéritos, no monitoramento de Prédios Públicos, escolas e ruas. Como resultado houve uma diminuição significativa de pequenos furtos, a observação em tempo real das entradas e saídas das escolas e postos de saúde. O projeto também auxilia no trânsito, diminuindo o tempo gasto em retenções e engarrafamentos.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://rionegro.atende.net/subportal/rio-negro-cidade-segura

 

Contato: Lisandro José Lorena Pinto - Secretário Municipal de Administração - rionegro.sadm@gmail.com


 

Projeto vencedor 23:

Organização: Prefeitura de Santana de Parnaíba

Cidade: Santana de Parnaíba - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Enfrentamento da mortalidade infantil no período de 2006 a 2022

 

A mortalidade infantil é um indicador utilizado para mensurar a qualidade de vida e o nível de saúde de uma população. Santana de Parnaíba faz um trabalho com uma equipe multidisciplinar e intersecretarial que visa alcançar a redução da mortalidade infantil (Óbitos Evitáveis). A criação do Comitê de Vigilância da Mortalidade Materno Infantil e Fetal (CVMMIF) teve início no ano de 2003 no município de Santana de Parnaíba que criou, ainda, a partir de 2017, o Programa Bebê Passo a Passo, um trabalho multidisciplinar e multi-secretarial com prioridade na captação precoce da gestante às consultas de pré-natal, com realização de exames, vacinas, prescrição de medicamentos e outros procedimentos; Prioridade na concessão de vagas para gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou risco para geração de renda, inserindo-as em cursos já existentes no município, capacitando e elevando sua autoestima (Vulnerabilidade de Risco Social da Gestante); auxílio transporte (Cartão Mãe Parnaibana) para todas as gestantes até 60 dias após o parto; Priorização no atendimento aos RN nascidos na Maternidade do município e nas unidades de referência de parto de alto risco, com consulta de puericultura agendada em até 15 dias nas Unidades Básicas de Saúde ou Ambulatório de Puericultura de Alto risco.


É realizado um acompanhamento sistemático de todos os bebês até 1 ano de idade, com garantia para realização de exames, vacinas, encaminhamento para especialidades quando necessário e busca ativa de menores de 1 ano faltosos em consulta. Esse programa Bebê Passo a Passo (Mãe e bebê nota 10) teve uma integração entre as secretarias da Saúde, Educação, Comunicação, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade para oferecer um serviço de excelência.


Para a gestante que realiza o pré natal completo, preenchendo as condições sociais necessárias e outras como comparecimento no mínimo de 07 consultas , realização de todas as vacinas, comparecimento nas consultas odontológicas e nas 3 palestras destinadas a gestante, a mesma recebe um "kit enxoval" no oitavo mês oferecido pelo Fundo de Solidariedade. Após 2 anos, o município mostrou a solidez do projeto com a inauguração da Maternidade Municipal Santa Ana, em 2019. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Mesmo no auge da pandemia da Covid-19 no ano de 2020, não descuidamos das gestantes e das crianças menores de 1 ano. O esforço valeu a menor taxa de mortalidade infantil desde 2006. Apesar da diminuição de 5% da taxa de nascimento, em 2022 o índice de mortalidade infantil no município foi de 7.81 e a taxa de mortalidade neonatal precoce de 4.59 (dados não consolidados). 


Contato: José Carlos Misorelli - Secretário de Saúde - sms@santanadeparnaiba.sp.gov.br



Projeto vencedor 24:

Organização: Prefeitura de São João da Boa Vista

Cidade: São João da Boa Vista - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Emprega São João


Emprega São João é o portal digital de fácil acesso dos sanjoanenses que buscam por oportunidades nomercado de trabalho, reduzindo tempo e custo com transporte. Evita que o usuário tenha que ir pessoalmente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).


Com o Emprega São João, é possível cadastrar o currículo, atualizar os dados e se candidatar a uma das vagas disponíveis, com toda comodidade, usando o computador ou celular.


O candidato se cadastra e procura sua vaga; a empresa cadastra a vaga e procura o candidato. Uma via de mão dupla. Assim, facilita o trabalho e o tempo, tanto do trabalhador quanto da empresa.. A equipe do PAT faz a gestão da plataforma, gerencia as vagas e faz a intermediação com as empresas.


Ao mesmo tempo, o Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São João trabalha em busca de novas empresas com investimentos no Distrito Industrial e em toda cidade, com a participação do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda - CTER e do Conselho Municipal de Desenvolvimento - CMD.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Com a implantação do Emprega São João houve um aumento de mais de 170% na empregabilidade no Município.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://saojoao.sp.gov.br/empregasaojoao


Contato: Osíres Colosso Filho - Secretário de Desenvolvimento Econômico - osires.colosso@saojoao.sp.gov.br

 


Projeto vencedor 25:

Organização: Prefeitura de São Paulo (PRODAM)

Cidade: São Paulo - Estado: SP


Título do Trabalho: GeoSampa, maior coletânea de dados geoespaciais sobre a capital


O GeoSampa é o mapa digital da cidade de São Paulo. Uma ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a municipalidade. É um sistema de informação geográfica, que catalisa todas as informações territoriais em um único lugar. Além de contribuir para o aumento do município no ranking de dados abertos (Índice FGV).


Este sistema integra e distribui dados geográficos para diversos outros sistemas da PMSP, cuja decisão ou análise baseia-se em gestão territorial. O portal segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE). Maior coletânea de dados geoespaciais sobre a capital, a plataforma é fundamental para a definição de políticas públicas. O GeoSampa é uma solução tecnológica da Prodam para a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e tem o apoio de diversos órgãos municipais na disponibilização das informações que compõem as camadas.


O mapa digital reúne dados georreferenciados sobre mais de 350 camadas relevantes à cidade de São Paulo, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques. Além de áreas estratégicas como lotes fiscais, arborização urbana, e equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esportes e lazer.


Lançada em 2014, versão intranet, e em 2015, a versão internet, o GeoSampa é referência de transparência em informações georreferenciadas da cidade de São Paulo e tem como características inovadoras o fato de contar com acesso aos metadados, ferramentas de geoprocessamento e outros dados de interesse aos usuários. A partir do mapa também é possível realizar download de arquivos georreferenciados, mapas, plantas, croquis, imagens de satélite, fotos aéreas e ortofotos. O acesso a um único portal para consulta e aquisição de arquivos geoespaciais em formato aberto permite assim, o acompanhamento dos dados de múltiplos temas em uma única aplicação.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Para o servidor municipal, o sistema tem permitido a redução do tempo de resposta a processos administrativos pelo acesso único e simplificado aos dados; para o público externo tais como órgãos públicos estaduais e federais, estudantes, empresas, conselhos gestores, organizações não governamentais, comunidades digitais e moradores, viabiliza-se o acesso e a transparência das informações públicas; e para a população é ferramenta imprescindível para pesquisas, estudos técnicos e atividades profissionais com análise geográfica, principalmente, arquitetos-urbanistas, geógrafos, economistas, sociólogos etc.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx


Contato: Lucas Campagna Filho - Gerente de Comunicação Institucional - fcfilho@prodam.sp.gov.br

 


Projeto vencedor 26:

Organização: Prefeitura de São Paulo SP - SMSUB

Cidade: São Paulo - Estado: SP


Título do Trabalho: GAIA


Superar o atraso tecnológico com ferramentas de smart cities foi o que levou a Secretaria Municipal das Subprefeituras a criar o 

Sistema Gaia, um sistema de monitoramento para pavimentos baseado em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) que acompanha continuamente as irregularidades das vias, batizado de Sistema Gaia. Dessa maneira, foi possível conhecer a real condição de todas as ruas de São Paulo, ainda que sejam 17 mil km de asfalto, 196 milhões de metros quadrados, com o asfalto em condições diferentes. O Gaia identifica a qualidade e o conforto do pavimento pela ondulação do asfalto. E classifica o estado da rua em 05 níveis: ótimo/bom/regular/ruim/péssimo.

 
Com os dados do Gaia foi possível planejar o maior programa de recapeamento em curso no país, seguindo aspectos técnicos e identificar que não há diferenças significativas entre o pavimento das zonas centrais e periféricas da cidade e em que vias a Prefeitura deve atuar e com um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade.

 
É aqui que a gestão baseada em dados mostra toda a sua potência. A análise dos dados permitiu analisar a forma de deslocamento dos motoristas (se por vias coletoras, grandes avenidas, vias locais) e entender a sensação de desconforto sentida em seus trajetos diários. O sistema funciona numa parceria inédita com a sociedade civil. 108 veículos, entre táxis e aplicativos, mapeiam a cidade rodando nela. Um sensor instalado no eixo do carro envia a mensagem para uma “caixa-preta”, que fica embaixo do banco do motorista. Uma câmera instalada no retrovisor, faz o serviço de identificar o local percorrido pelo carro. A deformação do pavimento é imediatamente registrada numa central de requisições dentro da Secretaria das Subprefeituras da Capital. Toda vez que a ondulação da vida faz o carro trepidar, o solavanco é mapeado e classificado.

 
O novo modelo permite o acompanhamento mensal das ruas e avenidas, além de identificar mudanças que ocorreram com o passar do tempo, seja por desgaste do asfalto ou mesmo por obras de concessionárias. Essa supervisão inédita facilita que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade.

 
Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

  • Gestão assertiva da malha viária do município;
  • Melhoria na qualidade do pavimento da cidade;
  • Conforto e segurança para a população;
  • Auxílio no serviço preventivo da cidade;
  • Sensores instalados em mais de 400 carros;
  • Tecnologia com baixo custo; e
  • Monitoramento em tempo real 

 

Contato: Vanessa Ferraz de Mello - Assessora II -  gab.adj@smsub.prefeitura.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 27:

Organização: Prefeitura de Vinhedo

Cidade: Vinhedo - Estado: SP

 

Título do Trabalho: Mobivinhedo

 

O MobVinhedo é um sistema de gestão de transporte público que proporciona segurança das pessoas transportadas, transparência e otimização em relação às rotas percorridas, redução de custos e viagens, maior segurança para o gestor no processo de tomada de decisões, dignidade e valorização do cidadão conduzido e monitoramento em tempo real das viagens realizadas.


A principal características inovadoras desse trabalho é o gerenciamento do transporte individualizado dos passageiros, com ganhos para os usuários e para a administração pública.

 

O Controle é baseado em um QrCode que cada passageiro recebe, e que deve ser cadastrado ao entrar e sair do veículo. Permite assim mais segurança, ao monitorar todo o trajeto do passageiro, bem como o carro e as pessoas a bordo.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Os principais resultados e impactos da proposta foram a diminuição do tempo de espera para os usuários de transporte adaptado, o aumento da segurança dos alunos no trajeto para a escola, a melhoria da gestão da prefeitura no controle dos trajetos, proporcionando economia para a administração pública municipal.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://sentran.com.br/mobi2go/

 

Contato: Jefferson Galvão Torso - Diretor de Defesa Social e Planejamento - torso.jefferson@vinhedo.sp.gov.br


 

Projeto vencedor 28:

Organização: Prefeitura do Recife

Cidade: Recife - Estado: PE

 

Título do Trabalho: Transformação digital na gestão pública: a forma de gerenciamento de projetos na Prefeitura do Recife

 

A plataforma TARGET é uma ferramenta de suporte gerencial para acompanhamento dos projetos e ações estratégicas da Administração Municipal. Ela proporciona uma comunicação integrada, centralizando e unificando as informações dos projetos de todos os órgãos num único lugar, promovendo maior agilidade no fluxo de tomada de decisão pela liderança e garantindo que as medidas tomadas rapidamente cheguem aos seus responsáveis para uma rápida atuação.


A Plataforma Target possui como forte característica a sua capacidade de customização, permitindo que se adapte com facilidade aos mais diversos modelos de gestão. Em janeiro 2021 a ela foi integrada ao planejamento e monitoramento de projetos estratégicos da Prefeitura do Recife, possibilitando ao município uma melhor organização dos seus processos de gestão, por meio do suporte ao desenvolvimento de ferramentas, dashboards e relatórios que possibilitam: 

  • A identificação de projetos com tendência de comprometimento das entregas;
  • Estruturação e acompanhamento de contramedidas para garantia da boa performance; 
  • Dados estatísticos da execução dos projetos que auxiliam as equipes no planejamento;
  • Suporte na captação de recursos possibilitando o acesso a um repositório estruturado de projetos e uma alocação mais eficiente dos recursos captados;
  • Apoio à Comunicação Institucional no fornecimento de informações estratégicas;
  • Consolidação de informações estratégicas de forma estruturada e periodicamente submetidas ao Prefeito e Secretários Municipais para apoio na tomada de decisão;
  • Comunicação das deliberações e encaminhamentos gerados pela alta liderança.

 

Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

  • Melhoria na capacidade de planejamento, execução e monitoramento de projetos. Atualmente são acompanhados, simultaneamente, mais de 500 projetos estratégicos para a cidade do Recife;
  • Maior suporte na captação de recursos, promovendo o incremento no volume de recursos captados pelo Município;
  • Aumento da maturidade da Prefeitura do Recife na gestão de projetos;
  • Maior eficiência das entregas realizadas à população.


Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/open?id=1Ex89FbNq8itwbaKeTJ-D-38pt7KxVeN_&authuser=fabio%40facilit.com.br&usp=drive_fs

 

Contato: Paulo Andrade - Secretário Executivo de Gestão Estratégica - paulo.andrade@recife.pe.gov.br


 

Projeto vencedor 29:

Organização: Prefeitura do Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro - Estado: RJ

 

Título do Trabalho: Rio + Inteligente + Sustentável

 

O Programa Rio+ fundamenta-se nas três diretrizes estratégicas da Coordenadoria de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, que propõe ações para: Aumentar a visibilidade da Cidade, atraindo investimentos, engajamento e confiança; Resgatar a autoestima, estimulando sentimento de pertencimento e orgulho da cidade para promover engajamento; Melhorar pontos fracos associados aos indicadores de Cidade Inteligente, e no objetivo estratégico número 4 da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, com especial ênfase na recomendação 4.4.4: “Estabelecer mecanismos para identificar servidores públicos inovadores em todos os níveis do governo. 

 

A principal característica inovadora deste programa, após a etapa de mapeamento e reconhecimento, é o processo de classificação das 60 iniciativas em diferentes temáticas, para posterior trabalho, quando viável e pertinente, de ganho de eficiência, potencialização de resultados, escalonamento e otimização. Para tangibilizar esta classificação foi criado o SELO RIO+, que reconhecerá as iniciativas que já estão contribuindo para uma cidade mais inteligente e sustentável. Na edição de 2022 foram estabelecidas três diferentes categorias para o selo Rio+: Bronze (de 20% a 49% do total de pontos possíveis); Prata (de 50% a 79% do total de pontos possíveis) e Ouro (80% ou mais do total de pontos possíveis). 

 

Os critérios utilizados para classificar as iniciativas foram fundamentados nos principais conceitos de cidades inteligentes e sustentáveis, ponderados de acordo com as seguintes questões chaves: Capacidade de influenciar outras temáticas (além do tema-chave que a iniciativa está relacionada, quais outros temas ela impacta); Participação (como a participação dos cidadãos e conselhos municipais foi contemplada na estruturação da iniciativa); Uso de Tecnologias (como a iniciativa faz uso das tecnologias disponíveis); Alcance (potencial de abrangência e de pessoas atingidas); Duração (tempo previsto para execução da ação).


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Espera-se, a partir da completa implementação do programa Rio+: Projetos identificados e mapeados para permitir uma gestão integrada; Criação da Comunidade Rio+, onde iniciativas participantes possam se conectar, interagir e ter benefícios; Aumento do sentimento de valorização da Cidade, pertencimento, autoestima, crença e encorajamento para novas iniciativas; Estímulo a ações positivas prevendo a integração, redimensionamento ou reaplicação das iniciativas em destaque; e Estímulo a parcerias.

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1o8CC1Jrs4qGMCL2Cj-b9tOd7EhRkf38M/view?usp=share_link

 

Contato: Willington Feitosa - Coordenador de Cidade Inteligente - willingtonfeitosa@rio.rj.gov.br


 

Projeto vencedor 30:

Organização: Prefeitura do Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro - Estado: RJ

 

Título do Trabalho: Rio de Energia Verde - Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia

 

Programa de Eficiência Energética (PEE) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, implementado através do Decreto 49.703/21, alinhado aos objetivos do Plano de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujos principais projetos são: Aquisição de Energia Verde no Mercado Livre de Energia (ACL), Parcerias Público-Privada (PPP) para construção de usina fotovoltaica 5MW em área de aterro sanitário, Implantação de Pool de Veículos 100% Elétricos e Substituição de Iluminação Pública por lâmpadas LED.

 
O Projeto de Aquisição de Energia Verde no Mercado Livre de Energia (ACL) no setor privado é relativamente maduro e consolidado, entretanto no setor público, ainda há a cultura de contratação de energia junto à concessionária local (Mercado Cativo), utilizando-se, inclusive, a ideia de que esta é exclusiva. A Cidade do Rio de Janeiro é pioneira em âmbito Municipal na aquisição de energia limpa e renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia. Neste ambiente de contratação, há grande oferta e livre negociação da energia a ser adquirida com potencial de economia nos custos da ordem de 40%, além da sustentabilidade ambiental, zerando as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), através do consumo de energia 100% limpa. 

 

Este ambiente proporciona a liberdade de negociação diretamente com produtores (geradores) de energia, eliminando intermediários e permitindo maior previsibilidade, flexibilidade e a escolha por energias renováveis. No ACL há possibilidade de negociação, preços, prazos, volumes e forma de pagamento diferenciados do mercado tradicional, também conhecido como Cativo.


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Aquisição de energia 100% renovável zerando a emissões de GEE e obtendo economia em média de 40% nas despesas com energia elétrica, sem custos de investimentos associados, em função de ser um ato técnico administrativo. Tendo sido necessária a criação de um Time de Projetos focado na modelagem, elegibilidade de cada unidade consumidora e legislação específica do setor energético brasileiro. Na primeira etapa do Projeto, foi realizado pregão para aquisição de mais de 76 mil MWh para um contrato de 5 anos, cujo resultado foi 40 mil tCO2 evitadas e mais de R$ 30 Mi de economia nas despesas de energia da Sede Administrativa da Prefeitura do Rio.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://fazenda.prefeitura.rio/noticias/prefeitura-do-rio-sera-pioneira-na-compra-de-energia-verde-como-alternativa-a-hidreletricas/

 

Contato: Willians Cesar Rocha Gaspar - Gerente de Projetos - willians.gaspar.pcrj@gmail.com


 

Projeto vencedor 31:

Organização: Tecno IT

Cidade: Goiânia - Estado: GO

 

Título do Trabalho: itBuzz - Captive Portal Inteligente

 

O itBuzz é uma ferramenta de conectividade para cidades e espaços públicos. Conectividade, na essência do termo, é conectar pessoas a outras pessoas, instituições, informações e conhecimento. Na contemporaneidade, estar conectado se tornou algo essencial para o próprio reconhecimento do indivíduo como parte da sociedade. Participar da rede através de dados e ações digitais é parte integrante do próprio exercício de cidadania nos nossos dias. Dentro desse contexto, o itBuzz se apresenta como uma poderosa ferramenta na construção de um governo digital que viabiliza o eGov nas cidades ao conectar cidadãos a rede mundial e possibilita o acesso digital a serviços públicos com agilidade e eficiência.


Sob uma perspectiva técnica, itBuzz é uma plataforma analítica baseada em modelo SaaS (Software ​as a Service) para gestão de acesso a hotspots. ​O seu propósito é controlar o acesso a rede pública de forma automatizada e segura, através de um portal de autenticação customizável e totalmente em nuvem para os moradores e visitantes da cidade, ao passo que exibe insights aos gestores das prefeituras por meio de seus recursos de inteligência baseada em dados.


A plataforma utiliza os dados coletados dos usuários durante o acesso ao portal para que a instituição se comunique de forma personalizada com o cidadão, através da segmentação de público no direcionamento de campanhas com vídeo, imagem, texto ou pesquisa. Essa abordagem permite uma comunicação útil e efetiva, aumentando a assertividade das campanhas de comunicação e melhorando a satisfação dos usuários com os serviços oferecidos. Com isso, é possível ofertar conteúdos relevantes para cada perfil de usuário, como informações sobre a agenda cultural e educacional do município, informações turísticas, campanhas de vacinação, comunicados institucionais, pesquisas de satisfação, conteúdos informativos, entre outros.

 
A ferramenta também se destaca por possuir um sistema progressivo de enriquecimento de perfil, onde um perfil é criado para cada usuário do portal. Esse perfil é atualizado gradativamente à medida que mais acessos são feitos e, consequentemente, mais dados são coletados. A metodologia inovadora possibilita a participação cidadã a partir dos dados, que são tratados de forma segura e em conformidade com a legislação vigente. 


Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

Um exemplo dos benefícios da conectividade para a administração pública pode ser visto na cidade de Divinópolis (MG), onde a conexão via fibra óptica teve um grande impacto no sistema público de saúde, proporcionando ganhos significativos em agilidade e eficiência. 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://itbuzz.com.br/

 

Contato: Tatiana Costa Nascimento - Product Owner - tatiana.costa@tecnoit.com.br


 

Projeto vencedor 32:

Organização: TopMed Assistência à Saúde

Cidade: São José - Estado: SC

 

Título do Trabalho: Atenção Primária Remota

 

Implantação do primeiro serviço de atendimento pré-clínico para usuários do sistema único de saúde brasileiro, que iniciou ainda em 2019 pela Prefeitura de Florianópolis e que se revelou de imensa abrangência e relevância social, em especial no período da pandemia de Covid-19, no biênio 2020/2021 e também no momento pós pandemia.

 
O Atendimento Pré-Clínico permite que as demandas dos usuários do SUS sejam resolvidas, em caráter preliminar, por uma equipe de enfermagem especializada. Esse modelo já é adotado em muitos países no mundo e serviu de referência para a TopMed.

 
Dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) estima que 80% dos casos de atendimento primário poderiam ser resolvidos remotamente. Além disso, FenaSaúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que o tempo médio de espera de pacientes em unidades de atendimento primário é de no mínimo duas horas, mas pode se multiplicar de acordo com a classificação de risco.

 
A solução surgiu como uma proposta única e exclusiva na saúde pública do Brasil. Pensar em oferecer aos usuários do SUS uma porta de entrada digital, ou seja, em qualquer lugar com acesso à telefonia ou internet, e que tenha seu com funcionamento ininterrupto, 24h por dia, 7 dias por semana.

 
Resultados e impactos trazidos pelo projeto: 

  • Ampliação do acesso à saúde para 100% da população nos municípios implantados;
  • 18 Segundos foi o Tempo Médio de Espera para atendimento ao longo do contrato;
  • 1,2 milhões de Usuários SUS;
  • 289.950 atendimentos nos últimos 3 anos;
  • 32% das notificações COVID-19 da capital catarinense foram feitas pela TopMed;
  • 4,6 mil consultas agendadas nos Centros de Saúde;
  • 88% dos atendimentos em Saúde, são solucionados pela teletriagem;
  • 94% dos usuários referiram melhora total ou parcial dos sintomas após as orientações;
  • 72,7 mil cadastros de usuários atualizados;
  • 12% do total de atendimentos de saúde foi encaminhado para algum serviço presencial;
  • 85 mil atendimentos fora do horário das unidades básicas;
  • 11,3 mil crianças atendidas;
  • Informações seguras e atualizadas da Rede de Atenção à Saúde e os usuários do SUS;
  • Ganhos em turismo com a melhoria na qualidade de atendimento ao turista;
  • Autonomia do usuário nos cuidados gerais de saúde;
  • Satisfação do usuário com a diminuição de deslocamento.

 

Link para um site ou um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=hs0UicIi7PU

 

Contato: Cleones Hostins - Head de Área Pública - gerenciapublica@topmed.com.br

Share by: